Comunicação política: confira mais um top 5 de filmes

Julho é tempo de férias e de assistir bons filmes. Dicas cinematográficas para os profissionais e estudantes de comunicação política não faltam. Nesta 2a rodada de filmes, destacamos um top 5  para assistir no fim de semana. Entre no mundo da comunicação política.

Além da liberdade (2012), de Luc Besson

comunicaçao política além da liberdade

Faltam palavras para descrever a beleza estética e histórica deste filme de Luc Besson. As lentes do cineasta contam a história, baseada em fatos reais, da política, ativista e heroína da Birmânia Aung San Suu Kyi. Filha de um político da região derrubado pela ditadura, ela volta ao país e não consegue mais sair tocada pela causa política de seu povo. O bacana é que Aung está viva até hoje e é um ícone, colocando o seu país no mapa para muitas pessoas depois de ter levado o Prêmio Nobel da Paz. Veja no Netlix!

Milk, A Voz da Igualdade (2008), de Gus Van Sant

milk comunicação política

Sean Penn dá vida ao cativante ativista Harvey Milk no papel principal. Trata-se da história do primeiro ativista assumidamente homossexual a assumir um cargo político na Califórnia. Para os mais sensíveis, recomendam-se lencinhos porque as lágrimas podem brotar ao assistir a esta película política e de temática bastante atual.

Lula, o Filho do Brasil (2009), de Fábio Barreto, Marcelo Santiago

comunicação política lula

Lula é um presidente que na história mundial dos homens eleitos pela população se destaca. Neste filme, é narrada a trajetória de vida de um nordestino pobre, que se tornou sindicalista e foi alçado à presidência no Brasil. Para além das polarizações políticas contemporâneas, é um filme que retrata a biografia de um presidente até então pouco convencional. Vale alertar que a produção é Globo Filmes.

Confira a 1a rodada de filmes de comunicação política do Cel

Frost/Nixon (2008), de Ron Howard

comunicacao política frost nixon

Neste filme de cunho histórico-dramático, os debates televisivos a que estamos acostumados vão parecer meros desenhos animados. Realizado em 2008, tem-se um exemplo nítido de como encurralar políticos em entrevistas e de como eles tentam escapar. A obra dramatiza as entrevistas televisionadas em 1977 do então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon ao jornalista britânico David Frost.

Mera Coincidência (1997), de Berry Levinson

comunicação política mera coincidência

Sabe aqueles filmes considerados scholars das áreas de Comunicação? Pois Mera Coincidência é um deles! As artimanhas para desviar o foco da atenção do público são esmiuçadas em um filme que todos devem assistir. O eixo dramático está centrado em um presidente dos Estados Unidos, que, a poucos dias antes da eleição, se vê envolvido em um escândalo sexual. O que acontece então? Um dos seus assessores contrata um produtor de Hollywood para “inventar” uma guerra, na qual o presidente poderia ajudar a terminar e desviar a atenção do escândalo em que estava envolvido. Imperdível!

Fontes: CEL, Wikipedia, O Globo, O Estado e O Público.