O HGPE das Eleições Majoritárias de 2016

hgpe-1-638Diante das mudanças propostas pela Reforma Eleitoral de 2015, como a redução do tempo disponível para no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) para as eleições de 2016, o Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral da Universidade Federal do Paraná (CEL-UFPR) irá realizar uma análise quantitativa dos programas dos candidatos a prefeito veiculados nas capitais do Brasil.

A metodologia que iremos adotar para as análises quantitativas do HGPE dos candidatos a prefeito foi proposta do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral da Universidade Federal do Paraná (CEL-UFPR) para análises do HGPE de candidatos majoritários. O grupo vem aplicando esta metodologia há pelo menos seis anos, desde as eleições presidenciais de 2010. O modelo, delimitado por Luciana Panke e Emerson Cervi (2011) propõe a análise quantitativa através de uma Análise de Conteúdo.

Para aplicação do método, o primeiro passo é a coleta dos programas que vão fazer parte do corpus da pesquisa, ou seja, os programas de HGPE de televisão dos três principais candidatos em cada disputa, em primeiro turno. O ideal é a coleta de todos os programas, mas uma amostragem de pelo menos três programas semanais já pode ser considerada aceitável. Ao mesmo tempo em que a coleta é feita, uma primeira análise sobre o conteúdo já poderá indicar caminhos que os artigos poderão seguir, além da seleção de dados sobre o contexto eleitoral que possa embasar o trabalho.

Na sequência, é preciso transcrever todos os programas em texto e imagem, isto é, todas as falas, jingles e imagens que compõem o filme. Cada programa do HGPE será dividido em segmentos, que correspondem às diferentes falas que compõem a peça – o próprio candidato, apresentadores, narradores, personagens, apoiadores, jingles, vinhetas, etc. Cada corte ou mudança de cenário corresponde a um segmento.

Assim, o passo seguinte é classificar cada um destes segmentos de acordo com as categorias pré-estabelecidas pelo Grupo de Pesquisa para estas eleições municipais. Estas categorias de classificação permitirão a diferenciação sobre o assunto que o candidato abordou em cada trecho do programa de HGPE. Assim, será possível somar quanto tempo cada candidato dedicou a determinado assunto em cada programa eleitoral e transformá-lo em porcentagem, de forma que a soma de todos os programas irá indicar a distribuição de assuntos por cada uma das campanhas, possibilitando então a elaboração dos artigos. A partir dos assuntos mais falados pode-se inferir diversas questões, como o foco ideológico, conjuntura política, e estratégias de campanha, por exemplo.

Os temas selecionados para esta pesquisa conjunta, e que deverão ser aplicados a todas as campanhas são:

• Administração Pública: propostas para gerir a cidade, prestação de contas (no caso de reeleição).
  • Candidato: elogios/autoelogios ao candidato; biografia; carreira política do candidato; apoio de pessoas, políticos e autoridades ao candidato.
  • Cidade: referências às qualidades da cidade e às características do seu povo.
  • Desqualificação: desqualificação aos demais candidatos, a outro grupo político/partido ou à situação da cidade.
  • Educação: investimento de infraestrutura/obras na área de educação (construção de escolas, creches) implementação de políticas de educação (escolas técnicas, bolsas de estudo, período integral.); formação de profissionais; valorização da carreira de docente; incentivos à leitura/livros.
  • Esportes, lazer e cultura: propostas para a área cultural e entretenimento. Programas específicos para a juventude, 3ª. Idade e crianças.
  • Gênero: referências a pautas de gênero – mulheres, diversidade; estereótipos e imagens que enfatizam identidade de gênero. Sobre mulheres – guerreira, trabalhadora e mãe.
  • Infraestrutura: investimentos na área de infraestrutura, transporte, saneamento; moradia, energia, infraestrutura urbana; mobilidade urbana; serviços urbanos.
  • Lideranças: referências positivas aos governos anteriores, líderes locais; discurso desses personagens nos programas ou demais plataformas de campanha.
  • Meio-ambiente: implementação de políticas de preservação ambiental; implementação de políticas de gerenciamento de lixo; políticas de reciclagem.
  • Político-sociais: desenvolvimento social; programas sociais; inclusão social; temas relacionados à desigualdade social, assistência social.
  • Saúde: investimentos de infraestrutura/obras na área da saúde (construção de hospitais, unidades de saúde, postos de saúde, clínicas médicas, etc.), contratação de pessoal; implementação de políticas de saúde.
  • Segurança: investimentos de infraestrutura/obras na área de segurança (construção de penitenciárias, delegacias, unidades de policiamento); contratação de pessoal; implementação de políticas de segurança; tráfico de drogas; policiamento.
  • Religião: liberdade religiosa; Deus, aborto; religiões (católica, evangélicos, etc.).

Abaixo, confira alguns dos trabalhos em que esta metodologia já foi aplicada:

PANKE, L.; CERVI, E. Análise da Comunicação Eleitoral: uma proposta metodológica para os estudos de HGPE. Revista Contemporânea, Salvador, v. 9, n. 3, p. 390-403, 2011.

TESSEROLI, R. G. Problemas urbanos e temas de campanha: Estratégias de comunicação para o HGPE nas eleições majoritárias de Curitiba em 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Curitiba, 2014.

CASTRO, F. E. As manifestações brasileiras de 2013 sob a ótica do HGPE dos candidatos a presidente do Brasil em 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Curitiba, 2016.