Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Goiânia apresenta rivalidade entre gerações e estilos na disputa à Prefeitura

A disputa pela Prefeitura Municipal de Goiânia, capital de Goiás, conta com figuras conhecidas da população. Com diferentes perfis e estilos, os candidatos e a candidata mais bem colocados vem travando um debate que aborda suas experiências e propostas mais gerais para a cidade de cerca de 1,5 milhão de habitantes e 800 bairros.

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Única mulher na disputa, a candidata Adriana Accorsi (PT), da Coligação Goiânia Vida e Paz (PT, PCdoB, PEN, PROS, PTdoB e PPL) tem 1 minuto e 47 segundos no HGPE. O primeiro programa que foi ao ar em 26 de agosto foi referencial na linha de introduzir a candidata em tom biográfico, estratégia seguida pela maioria dos candidatos. Accorsi falou localizada no bairro em que cresceu e ouviu populares diferentes discutindo com eles a saúde e os seus planos para o segmento. Nitidamente, Accorsi é a candidata da diversidade comportada, da mulher que é prioritariamente uma mãe preocupada. A candidata seguiu o roteiro: apostou nas tonalidades roxo e rosa, cores símbolos do feminismo e do feminino.

O formato que vem sendo repetido no HGPE é do estilo making off, com temas que engatam as expectativas das mães e a oferta de uma futura prefeita que entende  as angústias das mulheres. As creches municipais foram tema no programa do início de setembro, com a promessa da ampliação de vagas e a abertura de creches nos períodos de férias.

No entanto, a estrela símbolo do partido de Accorsi não aparece na propaganda, ficando apenas o 13 como vínculo às administrações petistas muito em função do atual momento conturbado do partido, da proximidade das eleições ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e do atual prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT).

O candidato Vanderlan Cardoso (PSB), da Coligação Uma Nova Goiânia (PSB, PSDB, PRB, SD, PHS, PSL, PP, PPS, PSC, PV, PMB e PSDC), tem o mais longo HGPE, com 3 minutos e 24 segundos. Ele tem o intuito de se diferenciar dos ex-prefeitos de Goiânia, mas trazendo como referencial a sua condução como ex-prefeito de Senador Carneiro.

Todos os programas começam com uma edição mais arrojada, a partir de um mix de imagens sobre gargalos públicos em Goiânia: violência e transporte, principalmente. Mudando a toada da autobiografia, o candidato entrou no primeiro programa denunciando os problemas: falta de médicos, mães desempregadas e a inação dos últimos prefeitos.

Empreendedor, centrou na inovação da indústria de carnes de Goiânia, seguindo o modelo do administrador ideal, mostrando a linha de produção pecuária de uma de suas empresas. O diferencial também foi o espaço considerável dado ao seu vice pela juventude, em claro contraste ao líder das pesquisas, o decano Iris Rezende. Thiago Albernaz tem 26 anos e é neto de Nion Albernaz, famoso prefeito de Goiânia. O jovem se elegeu vereador com 22 anos.

O candidato Iris Rezende (PMDB) – Coligação Experiência e Confiança (PMDB, PRP, DEM, PDT, PRTB e PTC) é conhecido nacionalmente e ocupa, do alto da maioria de seus 82 anos dedicados à vida política, 2 minutos e 14 segundos. Ele vem apostando no discurso do  prefeito que ouve e que vai resgatar o legado passado como garantia para o mandato futuro. Iris já foi vereador, prefeito de Goiânia por três vezes, deputado, governador, ministro da Agricultura do governo Sarney e senador do estado. Por isso, as imagens de arquivo foram amplamente exploradas no primeiro programa. No decorrer dos programas, as imagens coloridas realistas, em meio a populares, foram se desenvolvendo com destaque sempre para a sua vocação para a política. O carisma do atual líder assusta os concorrentes que chegaram a comemorar diante do boato de que ele não disputaria as eleições 2016.

Delegado Waldir (PR) encarnou o papel do policial que enquadra a população prometendo melhorar o futuro de Goiânia. Concorrendo pela Coligação Honestidade e Coragem (PR, PMN e PTN), o candidato faz um discurso acelerado em 50 segundos. O candidato começou o primeiro programa com um take do alto da cidade. Sua biografia  mesclou a ideia de sonho e realidade, com a exibição do candidato encontrando uma criança engraxate como ele foi na infância, seguindo na mesma linha com outros profissionais que exercem funções que ele já exerceu: pedreiro, vendedor e professor. A vida mudou quando se formou advogado e se tornou delegado, protegendo as pessoas. E essa é a tônica: se ele mudou a própria vida, vai mudar a dos cidadãos.

Dedo em riste e utilizando-se de tom mandatório, vem destacando em seus programas o plano de governo Mãe Coruja, para que mães que estudam e trabalham à noite possam deixar os seus filho com cuidado e sem violência doméstica, baseado no PL no Congresso de sua autoria como deputado federal.

Concorrem nas eleições em Goiânia ainda os candidatos Djalma Araújo, da Rede Sustentabilidade (chapa única), com 13 segundos; Francisco JR (PSD), da Coligação Renova Goiânia (PSD e PTB), com 1 minuto e 16 segundos; e Flávio Sofiati (PSOL), Coligação Se a Cidade Fosse Nossa (PSOL e PCB), com 16 segundos.

Texto: Josemari Quevedo, Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS na linha de Mediações e Representações Culturais e Políticas e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral da UFPR.