Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

As eleições municipais de Belém: um HGPE com personagens já conhecidos

PREFEITURA-1

A disputa para Prefeitura de Belém, capital do estado do Pará, conta com velhos conhecidos da política municipal entre os nove candidatos ao cargo. Dentre eles o atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB), o ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) e o delegado e deputado federal Éder Mauro (PSD). O pleito conta ainda com duas candidatas, Ursula Vidal (REDE) e Regina Barata (PT). Neste cenário, os resultados da primeira pesquisa de intenção de votos, realizada pelo Ibope indicam que os candidatos pelos maiores partidos nacionais (PMDB, PT, PSDB) têm pouca chance de vitória nessas eleições.

A abertura do horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE) coube ao atual prefeito e candidato à reeleição Zenaldo Coutinho da coligação União por Uma Belém do Bem (PSL / PSC / PSB / PMN / PEN / PR / PTC / PTN / PT do B / DEM / PRP / PSDC / PTB / SD / PSDB). Detentor do maior tempo disponível para propaganda, Zenaldo figura em terceiro lugar na primeira pesquisa de intenção de votos do Ibope, é acusado de incêndio culposo em pronto-socorro, conta com 40% de rejeição popular e tem a avaliação de seu atual mandato como ruim ou péssimo por 49% da população. Assim, sua campanha indica a tentativa de superar sua imagem negativa e o apelido de “prefeito fantasma”, colocando-o próximo ao povo, conversando com cidadãos, abraçando pessoas em suas caminhadas e apresentando as conquistas de seu mandato, como é ocaso do BRT, da pavimentação de importantes ruas, da construção de novas escolas e do Aterro de Marituba.

O segundo programa ficou a cargo do candidato pelo PSTU, Cléber Rabelo. Com apenas 11 segundos disponíveis, ele se apresenta como oposição ao sistema político vigente, clamando “Fora temer, fora todos eles”, isto é, fora Temer, Dilma, Cunha, Aécio e Bolsonaro. Em seguida, Ursula Vidal (REDE) coloca-se como alternativa aos candidatos tradicionais da cidade e, devido ao pouco tempo disponível, convida seus eleitores a conhecer suas propostas em seu sítio.

Já o candidato Maneschy, da coligação Para o Bem de Belém (PMDB / PP / PMB / PRB / PHS / PROS) se apresenta como reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), de onde vem sua experiência administrativa. Sua família, formada por esposa e filhas, dá aval à candidatura, afinal, ele é uma pessoa de bem, diferente daqueles que estão no poder.  Seu programa tem uma abordagem popular com um jingle estrelado por uma personagem conhecida na região, a famosa cantora de TecnoMelody, Suanny Batidão. Ainda, há inserções de cidadãos comuns comentando suas necessidades, assim Maneschy coloca-se à disposição da população, e se volta à defesa das minorias, como grávidas, idosos e crianças. Para ele a saúde é prioridade, provável reflexo da pesquisa realizada pelo Ibope que aponta os maiores problemas da cidade nesta área.

Com 14 segundos disponíveis, Lélio (PCdoB) apresenta seu programa dentro de estúdio e traz à tona suas experiências como deputado, ele é o candidato para inovar. O atual líder nas pesquisas, o ex-prefeito e atual candidato pela coligação Juntos Pela Mudança (PDT / PSOL / PPL / PV), Edmilson Rodrigues traz um modelo de programa eleitoral em que responde perguntas da população, uma espécie de Roda Viva. Seu programa reflete a pré-campanha e o programa ‘Fala Belém’, a partir do qual ele montou suas propostas de governo. Edmilson é apresentado como um candidato aberto à participação popular, que quer ouvir as demandas da população, e almeja a construção coletiva de ideias e do seu mandato, caso eleito.

O delegado e deputado federal Éder Mauro faz um apelo patriótico utilizando as cores verde e amarela em seus programas. Aborda a violência como resultado da falta de políticas públicas, educação e esporte para as crianças. A solução proposta por ele é inovar na educação, resgatar o patriotismo na juventude, colocar a guarda municipal dentro das escolas e “tratar bandidos como bandidos”. O delegado está em segundo lugar na corrida à Prefeitura e é acusado pela prática de tortura.

O candidato pelo PRTB, Ivanildo, afirma que irá mudar Belém, mas não traz nenhuma proposta concreta. Finalmente, a candidata pelo PT, Regina, inicia seu programa com a estrela vermelha do partido e segmenta sua fala diretamente para as mulheres. Busca legitimidade ao inserir o testemunho de diversas mulheres e encarna as tipologias da (1) mulher guerreira, (2) mãe e (3) profissional ao se colocar como (1) deficiente e forte, (2) ao apresentar sua família e (3) demonstrar sua competência em cargos públicos.

Em alguns dias de HGPE alguns candidatos sequer enviaram seus programas para veiculação, possível reflexo das mudanças trazidas pela Reforma Eleitoral de 2015. Assim, passadas duas semanas de HGPE já é possível perceber o direcionamento de cada uma das campanhas, especialmente dos principais candidatos, velhos conhecidos da política na capital paraense.

Texto: 

* Pedro Chapaval Pimentel é especialista em Relações Internacionais e Diplomacia pela UNICURITIBA com mestrado em andamento em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná, na linha Comunicação, Política e Atores Coletivos.

** Pedro Fernandez é especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC-PR.