Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Memes atuaram como instrumento de campanha eleitoral em 2016

Muitos candidatos passaram a adotar como estratégia eleitoral a utilização dos famosos memes da internet. Isto acontece porque os candidatos e suas equipes de marketing sabem que há uma forte migração do público que antes era espectador dos veículos de comunicação de massa, para a internet e as redes sociais.
Em conjuntura com a diminuição no tempo de campanha eleitoral, que antes era de 90 dias e agora é de 45 dias, e com outras restrições impostas pela Reforma Eleitoral vigente a partir de 2016, a utilização dos memes se tornou aporte eleitoral tanto para construir quanto para desconstruir imagens de candidatos na mente do eleitorado. As figuras com frases bem humoradas serviram para que a candidata Luiza Erundina (PSOL/SP) por exemplo, otimizasse os seus 10 segundos de aparição no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral e passasse a mensagem “Mesmo com 10 segundos venceremos” de forma alegre e jovial.
Outro candidato que também utilizou o humor e criou uma paródia como jingle para a sua campanha, foi o Fernando Holiday (DEM/SP) que fez uma adapatação com o vídeo de abertura do desenho “Dragon Ball Z”. A letra da música também era composta por frases que atacavam o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT/SP), como: “O Haddad mente e coloca mil radares/ e os companheiros ele tenta acobertar”.
Em relação a isto a coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral, Luciana Panke, em entrevista para o jornal Folha de São Paulo afirma que não apenas o uso dos memes “positivos” cresceu nos últimos anos. Aumentaram também o número de imagens criadas com o intuito de ridicularizar e atacar os adversários. Em alguns casos alguns destes memes não são criados pela equipe de marketing responsável pela gestão das campanhas eleitorais, senão que pelos próprios eleitores que apoiam ou desapoiam certos candidatos.
De qualquer forma, os memes se tornam conteúdos viralizados por utilizarem o humor, o exagero de detalhes e a ampliação de determinados fatos ou acontecimentos. Tudo isso aliado a um contexto vivido pelos cidadãos. Segundo o autor Ricky Goodwin que fala sobre a utilização do humor como forma das pessoas fazerem uma crítica à sociedade “A piada bem sucedida é um gesto de comunicação em comum entre quem a cria (ou recria) e quem a recebe.”
Os memes acabam gerando empatia nas pessoas, que ao compartilharem de certas opiniões, acabam tendo um laço de cumplicidade perante àquela imagem ou àquela frase. Ainda segundo o autor “Em suas instâncias mais afiadas e criativas, o humor provoca a reflexão junto com os risos.”

Veja alguns memes utilizados por diversos candidatos nas eleições municipais em 2016.

meme

meme2

meme3

meme4