Manaus 2016: uma eleição entre o ‘Passado’, ‘Presente’ e ‘Futuro’

A disputa eleitoral para o município de Manaus, capital do estado do Amazonas, está marcada por candidatos já conhecidos pelo seu eleitorado. Trata-se, inicialmente, de pessoas com carreira política pelo Estado ou município. Dentre eles estão: Artur Virgílio Neto (PSDB), Marcelo Ramos (PR) e Serafim Corrêa (PSB).

manaus

Artur Virgílio Neto (PSDB) nasceu em 1945 e já foi deputado federal nos anos 1970 pelo PMDB. Elegeu-se prefeito de Manaus pela primeira vez em 1988, pelo PSB. Nos anos 1990, já no PSDB, o candidato tornou-se, novamente, deputado federal. Foi Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República na era Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, tornou-se senador. Desde 2013 ocupa o posto de prefeito da cidade de Manaus e atualmente disputa a reeleição.

Marcelo Ramos Rodrigues, por sua vez, nasceu em 1973, e sua carreira política é recente: tornou-se vereador de Manaus entre 2007 e 2010. Em 2011, elegeu-se deputado estadual do Amazonas. Atualmente o candidato disputa, com Artur Virgílio, o segundo turno da eleição para a capital amazonense.

Nascido em 1947, o candidato Serafim Corrêa ingressou na vida política nos anos 1980, elegendo-se como vereador. Em 1996, “Sarafa”, como é popularmente chamado, venceu a eleição para a Prefeitura de Manaus em 2004. Em 2014 tornou-se deputado estadual, com mais de 36 mil votos.

Os candidatos e seus HGPE’s:

O candidato Artur Virgílio Neto foi quem obteve mais tempo de televisão para expor suas ideias e projetos para a cidade. Em média, por programa, a coligação do candidato (PTB, PSL, PTN, PPS, PHS, PV, PSDB, PP, PMBD, PRP e PPL) somou 3 minutos e 40 segundos de exibição. Em seus programas eleitorais, o candidato valoriza as coisas feitas em sua atual gestão – bem como a importância de continuar mudando, sob seu mandato, pelos próximos quatro anos. No Facebook, o perfil do candidato foi o único a publicar diariamente seus programas eleitorais. Ao final do primeiro turno, Artur Neto foi o candidato mais votado, com 35,1% dos votos, indo ao segundo turno.

Em contrapartida, Serafim Corrêa, dentre os três candidatos aqui citados, é o que teve menos tempo de campanha e o que menos publicou, em termos de frequência, seus programas eleitorais nesta rede social digital. Ao todo, os programas não atingem a casa de 60 segundos cada. Outra curiosidade sobre a campanha deste candidato, reside no fato de ser a única neste pleito a não estar coligada a nenhuma outra legenda partidária. O ex-prefeito, em suas aparições no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), ressalta as características de sua gestão em Manaus, entre 2005 a 2008. Desta forma, utiliza como estratégia eleitoral o elogio às ações realizadas por ele enquanto prefeito da cidade. Ao final do primeiro turno desta eleição, o candidato do PSB ficou em quinto lugar, com apenas 10,9% dos votos.

Fugindo à regra de valoração do presente e do passado, o candidato Marcelo Ramos (da coligação PR, PT do B, PTC, PEN, PSD, PROS, DEM, PPS) buscou em suas aparições no HGPE criticar o status quo em que se encontra Manaus, focando seus ataques à atual gestão. Com cerca de dois minutos para cada programa eleitoral, o candidato buscou, durante o primeiro turno, falar sobre o futuro da cidade e sobre o que precisa ser mudado. Marcelo Ramos publicou seus programas eleitorais no Facebook com frequência menor que o atual prefeito, porém, maior que Serafim Corrêa. O candidato do PR foi o segundo mais votado. Com 24,8% dos votos garantiu seu espaço no segundo turno, disputando a prefeitura da cidade contra o atual prefeito e candidato Artur Neto.

Fonte dos resultados eleitorais: http://divulga.tse.jus.br/oficial/index.html

Texto:

Bruno Washington Nichols é mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná

Larissa Sales Nowitschenko é mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná