Os temas mais utilizados pelos principais candidatos à Prefeitura de Manaus no HGPE em 2016

Manaus é a maior cidade da região norte do Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital amazonense tem, aproximadamente, dois milhões de habitantes, possuindo também o maior eleitorado da região, com 1.257.129 eleitores em 2016. Ao analisar a eleição desse ano, o percentual de comparecimento às urnas chegou a 91,41%, o que resulta em 1.149.121 votos. Por sua vez, a taxa de abstenção girou em torno de 108.005 pessoas, resultando em 8,59% do total.

A importância em analisar o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) está justificada no canal de comunicação estabelecido entre a classe política e o eleitorado. Nesse sentido, Panke e Cervi (2011) apontam que é a partir do HGPE que “as elites políticas, representadas por partidos e coligações com candidatos participando das disputas, conseguem apresentar suas propostas, criar cenários e apresentar os perfis de lideranças políticas que possam ser comparáveis entre si”.

Por outro lado, através do HGPE é possível identificar as estratégias utilizadas pelos candidatos em disputa. Segundo FIGUEIREDO et al., 2000, os candidatos buscam persuadir os candidatos através da transmissão de estratégias discursivas – essas variam conforme a posição institucional do candidato: se oposição, o candidato busca mostrar uma situação atual ruim e que é capaz de melhorá-la. Já o candidato alinhado à situação buscaria mostrar uma conjuntura boa, mas que pode buscar melhorias.

Assim, busca-se analisar as estratégias dos três maiores candidatos para a Prefeitura de Manaus em 2016. O corpus consiste em 3 programas eleitorais para cada candidato por semana de campanha, representando uma amostra de 50%. A fins de contextualização, a campanha teve duração de 5 semanas, começando no dia 26 de agosto e findando em 29 de setembro. A partir do estudo destes 44 programas eleitorais, o gráfico abaixo mostra as estratégias de Artur Virgilio Neto:

Quadro 01 – Estratégias temáticas de Artur Neto

Quadro 01

Fonte: Nichols; Nowitschenko (2017)

Se, por um lado, os programas eleitorais de Artur Neto determinaram mais tempo para falar sobre sua imagem, a segunda categoria mais utilizada corresponde a temas relacionados a infraestrutura de Manaus. Neste sentido, o candidato fez questão de reforçar as dificuldades que sua gestão enfrentou, solucionando diversos problemas da cidade. Por sua vez, o gráfico abaixo demonstra as temáticas utilizadas por Marcelo Ramos:

Quadro 02 – Estratégias temáticas de Marcelo Ramos

Quadro 02

Fonte: Nichols; Nowitschenko (2017)

Nota-se que Marcelo Ramos optou por priorizar o tratamento a sua imagem. Por vezes, o candidato procurou desqualificar a gestão atual de Manaus, focando suas críticas ao então prefeito e candidato a reeleição. Neste quesito, o candidato do Partido da Republica foi o que mais dedicou tempo de campanha a desqualificação de seus adversários políticos na disputa de 2016. Por fim, o gráfico a seguir fala sobre a disposição temática nos HGPE de Serafim Correa:

Quadro 03 – Estratégias temáticas de Serafim Correa

Quadro 03

Fonte: Nichols; Nowitschenko (2017)

O candidato pelo PSB foi o que menos dispôs de tempo na televisão para expor seus programas, ficando abaixo da casa dos 60 segundos. De forma geral, a categoria candidato foi, novamente, a mais utilizada, representando cerca de 43% do tempo total de seus programas durante o primeiro turno. Este candidato, entre os três analisados, foi o único a apresentar um tema que não se enquadra em nenhuma das categorias analíticas desta pesquisa, desta forma, optamos por categorizar tal passagem como “outro”.  Infraestrutura foi a segunda categoria mais utilizada, correspondendo a 26%. Tópicos ligados à cidade em geral, educação, político-sociais e saúde ficaram abaixo de 10%.

Os resultados dessa pesquisa, de forma geral, apontam para mais para semelhanças do que diferenças argumentativas. Por exemplo, o tema ‘candidato’ foi a mais utilizada por todos os candidatos. Vale dizer que aqui foi disponibilizado um breve resumo do capítulo “HGPE Manaus 2016: As Estratégias Temáticas de Artur Neto, Marcelo Ramos e Serafim Corrêa”, no livro recém-publicado pelo CEL-UFPR intitulado “Eleições 2016. Análises do HGPE em capitais brasileiras”.

Autor: Bruno Washington Nichols

REFERÊNCIAS

FIGUEIREDO, Marcus; ALDE, Alessandra; DIAS, Heloisa e JORGE, Vladimyr Lombardo. Estratégias de Persuasão em Eleições Majoritárias: Uma Proposta Metodológica para o Estudo da Propaganda Eleitoral. In: FIGUEIREDO, Rubens (Org.). Marketing Político e Persuasão Eleitoral. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, 2000.

NICHOLS, Bruno Washington; NOWITSCHENKO, Larissa. HGPE Manaus 2016: As Estratégias Temáticas de Artur Neto, Marcelo Ramos e Serafim Corrêa. In: Eleições 2016: análise do HGPE em capitais brasileiras/organizada. Aryovaldo de Castro Azevedo Junior, Fernando Emmendoerfer de Castro, Luciane Panke – Londrina, Syntagma Editores, 2017.

PANKE, Luciana; CERVI, Emerson. Análise da Comunicação Eleitoral: uma proposta metodológica para os estudos de HGPE. Revista Contemporânea. V. 9. No 3. 2011 (p. 390 a 403).