Campanha eleitoral de João Pessoa em 2016: de aliados a adversários

No e-book Eleições 2016 – Análises do HGPE em capitais brasileiras, o capítulo dedicado à capital da Paraíba, João Pessoa, apresenta um cenário de disputa política característico do Brasil. De uma anterior união de dois partidos – PT e PSB – houve a mudança para três lados adversários, que formaram os candidatos mais votados no pleito. O da candidata apoiada pelo governador, Cida Ramos, do PSB; o do candidato do PT, Professor Charlinton; e o do próprio prefeito e candidato à reeleição, Luciano Cartaxo, pelo PSD. O quarto candidato, único que não guardava um passado de alianças com os oponentes, foi Victor Hugo, do PSOL.

A partir da metodologia do grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL) para análise do HGPE, foram analisadas as campanhas dos dois primeiros colocados, Luciano Cartaxo e Cida Ramos. O material aponta, de modo geral, que enquanto o candidato à reeleição buscou explorar ações realizadas durante o primeiro mandato, exibindo cidadãos satisfeitos com a gestão e imagens das obras e locais concluídos, Cida Ramos expôs os defeitos da gestão e a estratégia de desqualificar o adversário, além do seu perfil de guerreira e trajetória de dificuldades superadas.

O personalismo da política, que demonstra na figura do candidato a maior força, superior a partido e propostas, foi visto ao longo da campanha. A temática “candidato” se destacou em relação às demais, na estratégia recorrente de tornar os candidatos mais conhecidos e explorar fatores como emoção. A categoria “candidata” teve um percentual muito parecido com o de Luciano Cartaxo, que foi de 32% do tempo e, Cida, quase 37%. Com 34% do tempo da análise, “desqualificação” é a segunda que mais aparece.

Candidato à reeleição, Luciano Cartaxo focou em temas que permitiam expor ações da sua gestão, como “Infraestrutura”, que teve 14,7% do tempo e apareceu ao longo de mais da metade dos nove programas analisados. Fator que se deve principalmente a ter como sua principal propaganda enquanto gestor as grandes obras, como a reestruturação do “Parque da Lagoa”. “Saúde” e “educação” também foram temas trabalhados sob o viés de obras e exposição de imagens de construções – de escolas, unidades de saúde etc. O fato de ter deixado o PT não foi abordado por parte do prefeito. Em todos os vídeos analisados, observou-se a estratégia de aproximar o candidato da população.

Já Cida optou pelo caminho da desqualificação na abordagem de temáticas relacionadas à cidade (educação, saúde, político-sociais, esporte, cultura e lazer). Os programas dos dois investiram em imagens da cidade – com a diferença que, enquanto o candidato do PSD mostrava a parte bonita, a do PSB procurava os problemas do município. Ao longo dos programas, ela demonstrou que tinha o apoio do governador em exercício, Ricardo Coutinho. Uma forma de trazer para si os eleitores de Coutinho e demonstrar que tem trânsito no governo estadual.

O resultado das urnas seguiu o que era indicado por pesquisas de intenção de voto. Não se pode quantificar o quanto o HGPE dos dois lados influenciou na votação, mas é possível afirmar a importância da propaganda eleitoral no contexto das eleições brasileiras. Para Luciano Cartaxo, que teve o maior tempo, 4 minutos e 54 segundos, os vídeos foram oportunidades para apresentar ações realizadas, expor popularidade por meio de falas da população e reafirmar o seu favoritismo para vencer as eleições, o que aconteceu no primeiro turno, com quase 64% dos votos. Enquanto isso, Cida, ao apresentar problemas, reforçou sua imagem junto aos que não estão satisfeitos com a administração municipal e, assim, ganhou mais espaço entre os pessoenses e fortaleceu sua imagem pública.

A campanha para a prefeitura de João Pessoa foi, ao lado de Rio Branco, Acre, a que teve menos candidatos entre as capitais brasileiras. Ao fim da apuração do primeiro turno, no dia 2 de outubro de 2016, 373.177 votos foram considerados válidos, o equivalente a 76,31%, e 115.849 foram votos brancos, nulos e abstenções – 23,69% do total. Dos votos válidos, o prefeito foi reconduzido ao cargo com 59,67% (222.689 votos). A segunda colocada, Cida Ramos, teve 33,54% (125.146 votos). Em terceiro lugar ficou o candidato do PT, Professor Charliton, com 4,43% (16.528 votos). Já na quarta e última posição ficou Victor Hugo, com 2,36% (8.814 votos).

No quadro abaixo estão as temáticas abordadas no HGPE de Luciano Cartaxo (PSD) – Prefeitura de João Pessoa 2016.

grafico 1

Fonte: elaboração própria

Em relação às temáticas mais exploradas no HGPE de Cida Ramos, os dados estão no quadro abaixo:

grafico 2

Fonte: elaboração própria

Autoras: Alice Lima e Mirella Lopes de Aquino

Referências Bibliográficas

BORBA, F. “O uso estratégico das inserções nas eleições presidenciais brasileiras”, Revista Compolítica, v.2, n.2, p.93-120, 2012.

GALICIA, Javier. Comunicación Política. Treinta claves para entender el poder. México, Piso 15, 2009.

LOURENÇO, Luiz Cláudio. Propaganda Negativa: ataque versus votos nas eleições presidenciais de 2002. Opinião Pública, vol. 15, 2009, p. 133-158

PANKE, Luciana. Discurso e propaganda eleitoral: conceitos e técnicas. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), nº 34, 2011, Recife. Recife: UCPE, 2011.

PANKE, Luciana. Campañas electorales para mujeres – retos y tendencias,. México: Editorial Piso 15, 2015.

TESSEROLI, Ricardo. “Quando a voz do eleitor é pouco ouvida: pesquisa eleitoral e estratégias de comunicação na Campanha para prefeito de Curitiba em 2012”, Revista Agenda Política, v. 2, n.2, p. 97-118, 2014.