Pesquisador do CEL apresenta pesquisa no Compolítica 2019

O pesquisador do CEL e doutorando em comunicação pelo PPGCOM/UFPR, Ricardo Tesseroli, apresentou nesta quinta-feira (16), no Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política – Compolítica, o resultado de uma pesquisa feita dentro do grupo de pesquisa, em parceria com o Prof Pedro Pimentel. A investigação científica verificou se os candidatos a presidente Jair Bolsonaro e Fernando Haddad trataram, em seus programas do Horário Eleitoral Gratuito, dos temas que eram mais importantes para a população brasileira, em 2018.

Para identificar quais eram os principais pedidos dos brasileiros, os pesquisadores analisaram os resultados obtidos por meio da campanha “O Brasil que eu quero”, da Rede Globo de Televisão e os programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral.

Foram mais de 122 mil vídeos enviados à emissora e em primeiro lugar no clamor popular estava EDUCAÇÃO. Isso nos mostra, dentro do que estudamos em Comunicação Política que Educação deveria ser o grande tema da campanha presidencial do segundo turno.

O resultado dessa pesquisa mostrou a completa ausência da temática EDUCAÇÃO na propaganda eleitoral de segundo turno dos dois candidatos. O constatado foi uma campanha voltada à desqualificação e promoção pessoal .

O que pode ser afirmado é que temos uma população que clama por mais qualidade e investimentos em educação, e o que percebemos foi a completa ignorância dos governantes em relação a esse tema, constatamos que a agenda política não é a agenda do cidadão.

Leia aqui o estudo completo.