Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Artigo do CEL analisa Perfil Comunicacional das Candidatas em 2018

O artigo “O Perfil Comunicacional das Candidatas aos Governos Estaduais em 2018”, produzido pela fundadora do CEL, Prof Dra Luciana Panke, em parceria com as alunas do Mestrado em Comunicação do PPGCOM/UFPR, Karina Bernardi e Silvia Cunha, foi apresentado nesta sexta-feira (17), no Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política – Compolítica 2019.

Em 2018, o país teve duas candidatas presidenciais que, juntas, somaram menos de 5% dos votos. Nas candidaturas nos estados, as mulheres eram 15%, mas nenhuma venceu no primeiro turno e só Fátima Bezerra (PT) foi ao segundo, se elegendo governadora do Rio Grande do Norte. Importante destacar também que somente em 19 Estados houve candidaturas femininas.

Das que se candidataram aos governos estaduais, 13 não alcançaram nem 1% dos votos. Partindo deste contexto sociopolítico, o estudo analisou as campanhas das candidatas aos governos estaduais em 2018, com base em Panke (2016), que propõe três tipologias principais das imagens públicas adotadas pelas candidatas: “maternal”, “profissional” e “guerreira”.

Veja aqui o artigo completo.