Mario Riorda faz palestra de abertura da I Escola de Verão Alice/Compolítica

O pesquisador argentino e presidente da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (Alice) foi o palestrante da conferência de abertura da I Escola de Verão Alice/Compolítica de Metodologia de Pesquisa, realizada na manhã desta segunda-feira (17).

O professor falou sobre os desafios da pesquisa na Comunicação Política. Estiveram presentes na abertura do evento, a vice-presidente da Alice e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR), Dra Luciana Panke e o Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), Dr Rafael Sampaio.

Mario Riorda destacou os desafios para esta área de pesquisa na América Latina. “A pesquisa de Comunicação Política na região está em estado embrionário, porque se fala muito, mas se investiga pouco”. O professor ainda chamou a atenção para a necessidade de pesquisas comparadas na área, para evitar conclusões reducionistas.

I Escola de Verão Alice/Compolítica
A I Escola de Verão Alice/Compolítica é uma iniciativa da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (Alice) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) e foi organizada em conjunto pelos grupos de pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL),  Comunicação e Participação Política (Compa) e Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP), que integram o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. A programação vai até a próxima sexta-feira (21) no campus Juvevê da UFPR e prevê a realização de 11 cursos na modalidade de imersão em metodologias e aprofundamento de técnicas de pesquisa em Comunicação e Política.