UFPR e UNILA juntas na produção científica

Parceria entre CEL e MediaLab visa estreitar laços entre população e universidade

O CEL/UFPR (Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral) firmou uma nova parceria com o projeto MediaLab Foz/UNILA para a realização de pesquisas e na produção do podcast Tecendo Redes. A produção visa debater as mudanças que a comunicação digital trouxe para a vida em diferentes perspectivas, e contará com convidados das áreas de Ciência Política, Comunicação e Relações Internacionais.

Para o coordenador do projeto, Ramon Fernandes Lourenço, a aproximação entre o CEL e a UNILA é uma forma para o grupo de pesquisa estreitar ainda mais os laços com a comunidade latino-americana, e a parceria tem potencial para levar informação a um público mais amplo. “Os dois grupos vão elaborar novas formas de divulgar os resultados de seus estudos, e o podcast é uma proposta para gerar conteúdos além dos formatos tradicionais dos periódicos e dos livros científicos”, explica.

O podcast será veiculado no canal do MediaLab no Youtube, e  nas plataformas de streaming de áudio: Anchor, Google Podcasts e Spotify. Os novos episódios serão disponibilizados a cada duas semanas, sempre na segunda-feira. A primeira gravação trata da diplomacia digital, e os temas seguintes abordarão o uso de dados na pandemia de Covid-19,  jornalismo e internet.  O episódio piloto encontra-se disponível aqui.

A líder do CEL, doutora em Comunicação Política Luciana Panke, vê na parceria o potencial para aproximar as universidades da comunidade e consolidar uma colaboração entre pesquisadores que já vem ocorrendo. Para ela, “a pesquisa em Comunicação Eleitoral abrange o conhecimento de áreas variadas, e para isso as parcerias são fundamentais”.