Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Big Data, Algorítimos e Opinião Pública são temas do InfoDeLivres

Durante a navegação pela internet deixamos uma série de rastros digitais que mapeiam nossos perfis de afinidades, engajamentos e consumo de conteúdos. Comentários em redes sociais, curtidas, pesquisas em buscadores, visitas em sites, utilização de aplicativos. Todos esses dados podem ser utilizados, posteriormente, em campanhas direcionadas.

Inclusive, uma pesquisa do Facebook apontou que, dependendo o nível de interação do usuário, os algoritmos da plataforma são mais certeiros no juízo de sua personalidade, que os próprios amigos e familiares.

No InfoDeLivres de hoje, às 18h, a conversa será sobre como a utilização desses dados podem ser uma ferramenta importante para análises e planejamentos de empresas e governos quanto a opinião pública e a proposta de soluções eficientes, ao mesmo tempo que esbarram em questões de liberdade e privacidade.

Para acompanhar basta acessar o link: https://www.facebook.com/comsocialufpr

infodelivres 1906_1