Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Grupo de pesquisa “Comunicação Eleitoral” da UFPR participa de E-Book sobre Campanhas Eleitorais na América Latina

Já está disponível para download a primeira edição do livro “Campañas Electorales Y Comunicación Política: De la Gestión Estratégica al Posicionamiento Mediático”, resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Investigación Comunicación Institucional y Política, da Univesidad Autónoma Metropolitana (UAM), em Cuajimalpa, no México.

O e-book, que traz a chancela do Instituto de Ciencias de Gobierno y Desarrollo Estratégico, do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, da Asociación Mexicana de Ciencias Políticas, do Consejo Mexicano de Ciencias Sociales e da International Political Science Association, conta com a colaboração da Dra Luciana Panke, líder do grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), vinculado à Universidade Federal do Paraná. A pesquisadora assina três artigos, dois deles realizados em parceria com autores latino-americanos: o brasileiro Gabriel Bozza, e o mexicano Edgar Esquivel Solís, um dos organizadores do livro.

Para a pesquisadora, a publicação representa um avanço rumo à internacionalização das pesquisas realizadas no país. “’Campañas electorales’ é a materialização da parceria do CEL/PPGCom com o grupo de pesquisa da UAM, universidade onde realizei o meu pós-doutorado. É um trabalho colaborativo, voltado para o desenvolvimento desta área de estudo, que ultrapassa fronteiras, liderado por mim no Brasil e pelo professor Edgar no México”, conta Luciana.

Fruto do esforço de acadêmicos e profissionais de diferentes países da América Latina, a publicação – editada no México e disponibilizada em primeira-mão no site do CEL – busca compreender a complexa realidade sob o olhar da comunicação política, revisando sob diferentes perspectivas este universo, tanto em seus temas quanto em seus métodos e teorias.

Eleições no Brasil

Referência nesta área de estudo, o grupo Comunicação Eleitoral direciona agora os seus esforços para a análise das campanhas eleitorais de 2020 – pleito que será realizado no contexto da pandemia de coronavírus. O resultado do trabalho dará origem a um novo livro, com publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Faça o download aqui.