Luciana Panke é premiada pela segunda vez nos Estados Unidos

premiacao_Luciana

A professora e pesquisadora venceu a premiação internacional na categoria “Excelência no Ensino da Comunicação Política”

A professora Luciana Panke, do Departamento de Comunicação e da Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, foi eleita pela The Washington Academy of Political Arts & Sciences na categoria “Excelência no Ensino da Comunicação Política- 2020”. Esta é a segunda vez que a pesquisadora é contemplada com o prêmio Napolitan Victory Awards, conhecido como o “Oscar” da comunicação política, concedido aos melhores deste segmento de fala hispânica. Em 2016, a docente foi reconhecida como uma das 12 mulheres mais influentes da comunicação política da América Latina. “Tudo o que fazemos em termos de pesquisa, ensino e extensão precisa ter o propósito de melhoria na qualidade de vida das pessoas e jamais deve ficar trancado nos muros universitários. Assim, vendo o reconhecimento profissional chegando novamente do exterior mostra que, especialmente, o que venho desenvolvendo em sala de aula e nas pesquisas na área de comunicação política pelo respeito ao protagonismo feminino está surtindo efeito”, celebra a docente.

A Academia de Washington é formada por profissionais de comunicação política, consultoria de e campanhas, governos, docência e investigação dos Estados Unidos, América Latina e Europa. Estavam concorrendo ao prêmio outros seis docentes, cujo professor Ruben Turienzo, da Universidade de Miami, também foi condecorado.

Há quase 15 na UFPR, Luciana acumula um vasto currículo. É conferencista internacional desde 2007, autora de mais de 70 capítulos e livros, entre eles “Lula do sindicalismo à reeleição. Um caso de comunicação, política e discurso” (2010, 2015) “Campañas electorales para mujeres – retos y tendencias” (2015, 2016, 2018), ambos publicados internacionalmente e Criação Publicitária em Rádio (2018). Além disso, é vice-presidente da Associação Latinoamericana de Pesquisadores em Campanhas Eleitorais (ALICE), integrante da Red Latinoamericana de Mujeres Líderes (Espanha), coordenadora de comunicação do projeto de extensão Mulheres Empreendedoras e Líderes (UFPR) e é líder fundadora do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL-UFPR). Bolsista produtividade CNPq, foi convidada a ministrar aulas especiais em universidades do Brasil e do exterior, incluindo Argentina, Colômbia, Equador, Espanha, República Dominicana e México.

“Estou muito emocionada por este reconhecimento, que coincide com meus 20 anos de ensino universitário. Comecei no finalzinho de 1999 e agora recebo esta premiação internacional por excelência no ensino. Agradeço às instituições que me convidam, especialmente à Universidade Federal do Paraná. Espero continuar inspirando e sendo inspirada pelas alunas e alunos que vêm ao meu caminho”, afirmou Luciana.