Mais um encontro aberto ao público

O CEL promove nesta sexta, 18, outra noite de estudos aberta ao público. A condução será feira pelo Prof. Dr. celeste Sérgio Trein (UFRR), que abordará aspectos do Discurso Político.

O tema do encontro desta semana, comandado pelo gaúcho Sérgio Trein, que atua como professor visitante no PPGCOM da Universidade Federal de Roraima (UFRR), é um dos pilares da Comunicação Eleitoral: o Discurso Político. Confira, nas palavras do Sérgio, o que será abordado:

“Especialmente no campo político, o discurso torna-se um ato de encenação entre um ‘eu’ enunciador e um ‘tu’ imaginário, do qual sabe-se pouco ou não muito. Neste ato de encenação, os agentes políticos buscam confirmar ou modificar as opiniões dos outros, conforme os seus objetivos persuasivos. Para conquistar o efeito desejado, como estratégia linguística, os políticos utilizam a argumentação, a retórica, os ditos e os não ditos para a comunhão com o auditório. Nosso encontro sobre discurso político irá abordar questões como o lugar de fabricação do discurso, os modos de organização do discurso, a retórica como principal instrumento da comunicação persuasiva e as figuras retóricas”.

O evento é público e terá certificado de participação. Inscreva-se enviando um e-mail para comunicacaoeleitoralufpr@gmail.com. Sugerimos a leitura do artigo “Considerações sobre o modelo de análise do discurso de Patrick Charaudeau“, de Cláudio Marques Martins Nogueira, que pode ser BAIXADO AQUI.

WhatsApp Image 2021-06-14 at 11.36.41 (1)