Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Imagem pública de vereadoras é tema de defesa de dissertação

Jornalista apresenta resultados de pesquisa sobre campanhas eleitorais femininas em Curitiba, em defesa pública de dissertação, nesta quarta-feira.

A jornalista e mestranda Karina Bernardi, integrante do grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral, da Universidade Federal do Paraná (CEL-UFPR), fará a apresentação pública de defesa de dissertação nesta quarta-feira, 16 de junho, às 16h. O trabalho, intitulado “A imagem pública das vereadoras de Curitiba: uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020”, faz parte da linha de pesquisa em Comunicação e Política, do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFPR (PPGCOM-UFPR).

As candidaturas femininas à Câmara Municipal de Curitiba são o objeto de pesquisa da jornalista. “A principal contribuição é entender de que forma as mulheres candidatas se apresentam ao eleitorado e como são construídas suas candidaturas”, destacou Bernardi lembrando que as mulheres são minorias nos cargos eletivos mas são a maior parte do eleitorado brasileiro. “Numa sociedade em que as mulheres são maioria da população e do eleitorado, e ainda são sub-representadas no Legislativo e no Executivo, é importante sabermos a trajetória das candidatas que conseguiram ser eleitas, as dificuldades e de que forma planejaram suas campanhas”, detalhou.

A pesquisa foi orientada pela Professora Dra. Luciana Panke, que possui larga experiência em estudos de gênero dentro do ambiente político-eleitoral. “A pesquisa está relevante, muito bem fundamentada e com resultados que publicaremos em breve”, avaliou.  A defesa é aberta ao público e será transmitida pela plataforma Google meets. Para acompanhar, basta acessar o link: http://meet.google.com/dkq-bnck-hdz.

Sobre a pesquisadora:

Karina Bernardi é jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pós-graduada em MBA em Gestão da Comunicação Empresarial. Mestranda em Comunicação, na linha de Comunicação Política do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL). Especialista em Sociologia Política pela UFPR. Jornalista na rádio CBN Curitiba, onde desempenha a função de produtora do jornal CBN Curitiba e do CBN Debate. Atuou por sete anos como pauteira na Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE).