De forma virtual, CEL-UFPR realiza palestra sobre financiamento de campanhas eleitorais para mulheres

Seguindo a programação comemorativa aos seus 10 anos de fundação, o Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL-UFPR) realizará, no dia 20 de agosto (sexta-feira), mais uma palestra temática. O próximo assunto a ser discutido será o financiamento de campanhas eleitorais para mulheres. Entre os convidados estarão a integrante do CEL, jornalista e mestra em Comunicação, Silvia Cunha, que mediará a conversa, a socióloga e coordenadora nacional do Fórum de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, Miguelina Vecchio e o coordenador-geral de pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), doutor em comunicação e integrante do CEL, Gerson Scheidweiler.

O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Panke (https://www.youtube.com/c/canalpanke), a partir das 18h30min. De acordo com a professora Dra. Luciana Panke, líder e fundadora do CEL, o financiamento de campanhas é um dos principais desafios para a viabilização das eleições femininas e de grupos minoritários. Por isso, as discussões sobre as mudanças nas regras eleitorais e o debate na agenda pública a respeito desse apoio concreto são fundamentais para que as candidaturas femininas sejam visíveis e viáveis, e não fictícias.

Em nosso encontro teremos duas visões importantes sobre a questão. O primeiro vem da Miguelina Vecchio, do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. Ela explicará sobre como funciona o processo de distribuição de verbas nos partidos, além dos desafios para garantir o espaço da mulher dentro da política. Também teremos a apresentação da tese doutoral sobre a temática do pesquisador Gerson Scheidweiler, membro do CEL e da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados”, destaca a pesquisadora.

Para participar basta acessar o Youtube. O convite é estendido a estudantes, pesquisadores, professores, interessados por comunicação e política e toda a comunidade.

SOBRE OS CONVIDADOS

Silvia Cunha (Mediadora)

Jornalista (PUC-PR), Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante do CEL. A profissional atua na área da Comunicação Estratégica há mais de dez anos, com experiência em assessoria de imprensa e produção de conteúdo.

Miguelina Vecchio

Socióloga, vice-presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista e coordenadora-geral do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos.

Gerson Scheidweiler

Com formação em Publicidade e Propaganda, é Doutor e Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador-Geral de Pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), mantido pela Secretaria da Mulher e pela Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. Professor universitário e membro dos Grupos de Pesquisa Internet e Direitos Humanos (UnB) e Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR).