Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Apresentação

Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral – CEL

 

urna

 

 

O  Grupo  de  Pesquisa  Comunicação  Eleitoral  (CEL) integra a linha de Pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos do Programa de Pós-Graduação  em  Comunicação  (PPGCOM)  da  Universidade  Federal  do  Paraná (UFPR), com a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), da Universidade Federal de São João Del Rey (MG), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-São Leopoldo/RS), Unochapecó (SC) e Universidad Autónoma Metropolitana – UAM-México, sede Cuajimalpa. Importante ressaltar que o CEL é certificado pela CAPES desde 2011.

Com estudos na área de comunicação política, o CEL busca entender  processos  e produtos  do  campo  político-eleitoral. Entre os objetivos, o grupo visa analisar os processos de mediação comunicacional entre diferentes atores sociais (tanto individuais quanto coletivos) na relação com as elites e partidos políticos nos momentos eleitorais. Procura-se  identificar  a  apropriação de instrumentos de comunicação na construção da identidade de candidatos e de partidos políticos, quantificando temáticas abordadas na divulgação com seus públicos.

Para  isso,  as   pesquisas   estão   divididas   em   quatro   grandes  temas:   comunicação governamental, comunicação eleitoral, partidos políticos  e gênero e política. Com uma metodologia   de   análise   de   conteúdo   e   de   discurso,   são   estudados  materiais publicizados  pelos  atores  políticos  por  meio  de  diversas  ferramentas  como  website, mídias   sociais,   propaganda   partidária   gratuita,   Horário   Gratuito   de   Propaganda Eleitoral, entre outros.

Com o site, procuramos contribuir com a difusão das pesquisas na área e a ampliação de um debate de qualidade para os interessados no tema. Neste espaço, os leitores irão encontrar, principalmente, publicações científicas e notícias relacionadas ao campo. Os conteúdos estão disponíveis para o uso em outros estudos, desde que a fonte CEL seja devidamente referenciada.

Boa leitura!