Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Equipe

Luciana Panke

luciana

Pós-doutorado na linha de Comunicação Política – Universidad Autónoma Metropolitana – sede Cuajimalpa (UAM-México), com pesquisa sobre propaganda eleitoral de mulheres na América Latina – bolsista Capes. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2016,eleita uma das 12 mulheres mais influentes da comunicação política pela The Washington Academy of Political Arts & Sciences (EUA). Integrante Comité de Apoyo a Mujeres Líderes, FCD-Espanha. Professora Associada III da Universidade Federal do Paraná na graduação (Publicidade e Propaganda) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Atualmente coordena o curso de Publicidade e Propaganda. Pesquisadora de comunicação política, atua na linha de pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos, orientando mestrado e doutorado. Fundadora e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL) e autora dos livros “Lula do sindicalismo à reeleição”, “Campanhas Eleitorais para Mulheres: Desafios e Tendências” e “Criação Publicitária em Rádio”.

Aryovaldo de Castro Azevedo Junior

luciana

Pós-Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2017), Doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1999) e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1992). Professor Associado do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Integra os grupos de pesquisa Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade (ECCOS/UFPR) e Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), Red Latinoamericana de Investigadores em Publicidad (Relaip) e Associação Internacional de Investigadores em Branding (Observatório de Marcas). Organizador dos livros Brasil: uma marca em construção (2012),  Eleições 2016: análise do HGPE em capitais brasileiras (2017), Reflexões sobre mídia e consumo (2018) e As eleições estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV (2019).

Mário Messagi Júnior

luciana

Professor do Departamento de Comunicação da UFPR desde 1997, é mestre em Letras/Lingüística pela UFPR e doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Defendeu tese de doutoramento em 2009, sobre linguagem e história da imprensa no Brasil.

 

Ricardo Germano Tesseroli 

luciana

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UFPR, na linha de pesquisa de Comunicação Política. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral. Professor substituto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2018 e 2020. Mestre em Comunicação pela  Federal do Paraná (2015). Especialista em Comunicação, Política e Atores Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010), Especialista em Comunicação Politica e Imagem pela Universidade Federal do Paraná (2013). Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2005). Organizador dos livros: O Brasil vai às urnas: as campanhas eleitorais para presidente na TV e internet (2019) e As Eleições Estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV (2019). Entre 2011 e 2018 foi responsável pelas Assessorias de Imprensa da Casa Civil do Paraná, da Secretaria de Governo e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e da Agência Reguladora do Paraná. Tem experiência em Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Jornalismo Político, Comunicação Visual, Teorias da Comunicação e do Jornalismo, Metodologia de Pesquisa, Fotojornalismo, Comunicação Politica, Comunicação Pública, Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing Político e Eleitoral).

Fabiane Lima

WhatsApp Image 2021-07-26 at 14.16.05Estudante de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná. Interdisciplinar desde sempre, é designer gráfico formada pela Universidade Positivo (2008) e mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Técnológica Federal do Paraná (2014). Transita entre o Design de Interação, da Informação e a Comunicação, já teve o cargo “programadora” escrito na carteira de trabalho, tem paixão por tipografia e pelo audiovisual, mas gosta mesmo é de uma sala de aula.

Elthon Aragão

Elthon AragãoGraduado em História (2007) e Jornalismo (2012) pela Universidade Federal do Maranhão, possuí mestrado em Ciências Sociais (2010) também pela UFMA e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Tem como principais áreas de interesse a antropologia política, mais destacadamente estudos do poder local, famílias de políticos e dinâmica eleitoral; Sociologia Política, com ênfase em elites políticas; Comunicação e Política, com foco na inserção de agentes políticos no mundo virtual, mais precisamente nas redes sociais digitais.

 Ramon Fernandes Lourenço

luciana

Graduado em Comunicação Social: Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina  e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Ciência da Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, Cultura e Novas Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, comunicação, cibercultura, redes sociais e teoria ator-rede. Atualmente é Secretário de Comunicação Social da Universidade Federal da Integração Latino-americana.

Mateus da Cunha Santos

luciana

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR), na linha de pesquisa Comunicação e Política. Possui Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda (2011) e Mestrado em Comunicação (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2020, passou a integrar o corpo de pesquisadores do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL-UFPR). Tem interesse na área de Comunicação Política, com ênfase em estratégias discursivas acionadas em campanhas eleitorais.

Afonso Verner

Afonso VernerGraduado e Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutorando no Programa de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realiza estudos na área da comunicação política. Docente dos cursos de Comunicação Social da Unicesumar (Campus Ponta Grossa).

 Vivian Oliveira Lemos dos Santos

luciana

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná, mestra em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Comunicação Online e Marketing Digital pela Universidade Tuiuti do Paraná, graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário da Cidade (2003). Atualmente é professora de cursos de graduação em Comunicação do Unicuritiba e escritora. Atuou como Analista de Conteúdo Sênior da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, principalmente nos seguintes temas: marketing digital e nicho, interatividade, educação, comunicação, direitos humanos. Possui experiência em Comunicação Corporativa, edição e produção de matérias jornalísticas, produção e gestão de conteúdo para canais online e offline, Assessoria de Imprensa, produção de eventos. Coordenou a produção da revista Vida Universitária, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além dos canais online Planeta PUC e Vida Universitária da mesma instituição. Pesquisa campanha de mulheres, desinformação e violência de gênero na política.

Karina Lançoni Bernardi

luciana

Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004). Pós-Graduada em MBA em Gestão da Comunicação Empresarial (2011). Aluna da Especialização em Sociologia Política, da Universidade Federal do Paraná (2018). Mestranda em Comunicação, na Linha de Comunicação Política do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Jornalista com mais de 15 anos de experiência em redações de TV e Rádio.

Silvia Cunha

luciana

Mestranda na linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), certificado pela CAPES desde 2011, vinculado à linha de Pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos da UFPR. Acumula dez anos de experiência em assessoria de imprensa e produção de conteúdo.

Simone Hubert

WhatsApp Image 2021-06-25 at 19.36.22Mestranda em Comunicação e Linguagens e Especialista em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Comunicação Social pela  Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Acumula mais de vinte anos de experiência em jornalismo e comunicação institucional e política. Atuou nas principais emissoras do Paraná e São Paulo, como editora, editora chefe, produtora e coordenadora de produção. Roteirista. Foi Assessora Parlamentar na 55ª Legislatura da Câmara dos Deputados e produziu várias campanhas políticas e assessoria direta de políticos. Na iniciativa privada atendeu Volvo do Brasil, McDonald’s, Nissei entre outras.

 Gerson Scheidweiler

Gerson Scheid É Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Comunicação pela mesma Universidade. É Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Positivo. Coordenou o Grupo de Pesquisa “Um Olhar sobre as Mulheres no Parlamento” e o Grupo de Pesquisa “Os Parlamentares nas Redes Sociais: A Influência das Novas Ferramentas de Comunicação para a Representação Parlamentar”, ambos ligados ao Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR). Foi Professor de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Católica de Brasília (UCB) e Coordenador-adjunto do projeto “Escola de App: enfrentando a violência online contra meninas”, financiado pela FAP-DF e pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Atua na Câmara dos Deputados desde 2011 onde, atualmente, integra a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. É Membro dos Grupos de Pesquisa Internet e Direitos Humanos (UnB) e Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR).

Ricardo Philippi

luciana

Atualmente é doutorando na pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia pela linha Dramaturgia, História e Recepção, sob orientação da Dr. Paulo Henrique Alcântara, onde também integra o grupo de pesquisa DRAMATIS (Dramaturgia: mídias, teoria e crítica). Sua atual pesquisa envolve processos de mitologizações dramatúrgicas da Lava Jato.  É mestre em Comunicação Social pela UFPR na Linha de Comunicação e Política onde desenvolveu pesquisa sobre processos de espetacularização da política a partir da candidatura e eleição do palhaço Tiririca, sob orientação da Dr.ª Luciana Panke. É Bacharel em Comunicação Social (UFPR) e em Artes Cênicas (FAP). Atua interdisciplinarmente nas áreas de representação e direção cênica, crítica e teledramaturgia, produção de projetos culturais e espetacularização da política. Tem também larga experiência em várias funções cênicas como professor, ator e diretor num leque de trabalhos cinematográficos, dramatúrgicos e performáticos.

Sérgio Trein

Sergio Trein (2)

Publicitário. Pós-Doutorando em Comunicação pela ECA/USP. Doutor em Comunicação Sociopolítica pela PUCRS (2010) e Mestre pela PUCRS (2004). Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), no Rio Grande do Sul. Pesquisador em Comunicação e Propaganda Política. Autor do livro “Comunicação Política no Espaço Urbano” e de capítulos em 10 livros, publicados no Brasil e em Portugal. Áreas de pesquisa: criação publicitária, propaganda política, comunicação política, comunicação governamental, comunicação pública. Atualmente, pesquisa a relação da publicidade externa com a paisagem urbana, utilizando ferramentas de neurociência como metodologia. Como base teórica, são empregados conceitos como o rastreamento ocular, atração e distração, atenção visual, inércia atencional, processos de memorização. Em especial, aplicados na publicidade externa veiculada pelas prefeituras, governos estaduais e federal através de outdoors e placas de obras.

Josemari Quevedo

Jousi QuevedoDoutora na linha Tecnologia, Regulação e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR, com pesquisa sobre a retórica da política pública de nanotecnologia do Brasil – bolsista Capes. Fez estágio de doutoramento na linha de Governação, Conhecimento e Inovação junto ao Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra – Portugal. Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS com dissertação sobre debate público – bolsista Capes. Graduou-se em Comunicação Social – Jornalismo pela UFRGS. Integra os grupos de pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR) e Tecnologias Emergentes, Sociedade e Desenvolvimento (TESD/UFPR). Membro da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias – ESOCITE. Tem experiência profissional em assessoria de imprensa e como repórter e redatora em empresas jornalísticas, organizações do 3º setor e agência de conteúdo. Interesses de pesquisa: tecnologias emergentes; políticas de ciência, tecnologia e inovação; meio ambiente e saúde; comunicação política; comunicação eleitoral.

Mateus Leonardi Redivo

luciana

Mestrando em Comunicação pelo PPGCOM/UFPR, na linha de pesquisa de Comunicação Política. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo (2008); especialização em Gestão da Comunicação Organizacional pela FAE Centro Universitário (2011) e experiência contínua como Jornalista com ênfase em Terceiro Setor, Políticas Públicas Inclusivas, Mídia Digital e Tecnologia da Informação. Atualmente é Gestor de Comunicação Organizacional da Caminhos Operadora de Turismo LTDA com sede em Curitiba, PR.

Jeferson José Thauny

luciana

Doutorando e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2014), graduado em Publicidade e Propaganda pela UTP/PR (2004). Coordenador da Célula Coletivo Experimental (PUCPR), atua como consultor e professor de especialização, MBA e graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Faculdade Dinâmica das Cataratas e Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Ainda em 2016/17 ocupou o cargo de Diretor de Formação e Aprimoramento Profissional do Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná (GPA/PR).  Acumula know-how de 18 anos entre ensino e prática nas áreas inerentes à comunicação e marketing, concluindo experiências mercadológica em departamentos de MKT e agências de Publicidade, MKT de Guerrilha e Promoção em Curitiba e São Paulo, tendo desenvolvido projetos promocionais para clientes como Petrobras, TIM, Gillette do Brasil, Prefeitura de Curitiba, Coca-Cola, Bosch, Grupo Positivo e Medial Saúde, principalmente no cargo de gerente de projetos promocionais na Master Comunicação. Seu último cargo ocupado no mercado foi de Vice-presidente de Marketing no Paraná Clube. Pesquisa evoluções de mercado, tendo como foco principal o processo de planejamento de campanhas publicitárias, principalmente sob o viés do marketing de relacionamento.

Mariah Sampaio

Mariah SampaioMestra em Comunicação pela Universidade de Brasília (2020), possui graduação em Ciência Política pela mesma instituição (2016). Professora voluntária da Faculdade de Comunicação da UNB, sua produção acadêmica é voltada para o debate sobre política e internet. Atualmente é coordenadora da Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do DF e responsável pelas relações institucionais do deputado distrital Leandro Grass. Passou também pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e pela Consultoria Umbelino Lobo.

Wesley Moreira

WesleyMestre em Administração pela PUC-SP, professor de graduação da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM e de pós-graduação lato sensu no Centro Universitário Belas Artes. Atua com temas relacionados à Comunicação Digital, com interesse em pesquisas voltadas às mídias sociais, engajamento por meio de conteúdo, big data e algoritmos como influenciadores de consumo. Tem interesse na área de Comunicação Política, com ênfase em recepção/impacto de mídias sociais e algoritmos em ações publicitárias e de marketing para influenciar consumo de conteúdos de candidatos e partidos políticos.

Rafael Rocha

Formado eRafaelm Comunicação Social – com habilitação em Jornalismo –  pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2017).  Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC).  Foi bolsista de Iniciação Científica   (PIBIC/CNPq )  entre 2015-2016, com pesquisa sobre Comunicação e Cidadania. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIC/ Estácio) entre 2016-2017, pesquisando Comunicação Eleitoral em eleições locais. Tem interesse na área de Comunicação Politica, Comunicação Eleitoral e Webjornalismo.

Sammyla Maciel

MestraWhatsApp Image 2021-05-10 at 16.34.07nda em Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), bolsista Capes, e graduada em jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís. Atualmente, pesquisa comunicação governamental no Maranhão, mas tem interesses em comunicação política nos seguintes temas: história, comunicação eleitoral, estratégias de comunicação e redes sociais digitais. Também é aluna externa da disciplina Mídia e Eleições do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade da UFMA.

Miguel Quessada

Miguel QuessadaMestrando em Ciência Política pelo PPGPOL/UFSCar. É especialista em Mídias e Educação (IFSULDEMINAS), Educomunicação (UNYLEYA), Comunicação Empresarial (UMESP) e Marketing Político (Uninter).  Possui graduação em Jornalismo (UNIRP), Letras (UMESP), Publicidade e Propaganda (IMESB), Pedagogia (UNIFRAN), Ciência Política (UNINTER). Atualmente é aluno do curso de Relações Públicas (UNIFRAN). É servidor efetivo no cargo de assessor de imprensa da Câmara Municipal de Bebedouro e leciona para cursos preparatórios e educação profissionalizante. Atualmente pesquisa desinformação e fake news.

Gabriel Domingos

Gabriel DomingosFormado bacharel em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), principal atuação produzindo podcasts. Participou das análises do HGPE das eleições de 2020 como convidado e tem interesse na análise de discurso eleitoral.

 

Bruno Branco

Bruno Branco foto CelEstudante de graduação em Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Ciência de Dados na Universidade Positivo (UP). Possui interesse nos estudos de análise de discurso e narrativas, opinião pública e comunicação eleitoral. Participa do projeto de pesquisa “Comunicação e política: a Gramática do Discurso Político e Eleitoral”, orientado pelo Professor Dr Ary Azevedo.

Chananda Buss

Chananda BussEstudante de Graduação de Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui interesse nas áreas de políticas públicas, opinião pública, representatividade de minorias no cenário político e  políticas sociais. Atua como jornalista na Agência Fábrica de Comunicação, Empresa Júnior da UFPR.

Emanuelle Nunes Salatini

Emanuelle SalatiniGraduanda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), faz Iniciação Científica na área de Comunicação Política desde 2018. Possui interesse em campanhas eleitorais, principalmente o HGPE televisivo, e em estudos de gênero, sobre participação feminina na política. Atualmente, faz parte da pesquisa “A Representação da Pandemia do Covid-19 no Brasil em jornais do Mercosul”.

 Gabriela dos Santos Gorges

Gabi CelEstudante de graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aluna do projeto projeto de Iniciação Científica em Comunicação Eleitoral. Possui interesse na área dos estudos de opinião pública, políticas sociais, luta feminista e representatividade de minorias na política. Participa do projeto de pesquisa “Comunicação e política: a Gramática do Discurso Político e Eleitoral”, orientado pelo Professor Dr Ary Azevedo.

Gabriel Tassi Lara

Tassi foto CelEstudante de graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aluno do projeto de Iniciação Científica em Comunicação Eleitoral. Tem interesse nos estudos de comunicação partidária e participação feminina na política.  Participou do projeto “Comunicação e Política: a Gramática do Discurso Político e Eleitoral” das eleições municipais (2020), e analisou os programas de HGPE de Belém, Boa Vista, Goiânia e Manaus.

Isabela Morais

WhatsApp Image 2021-07-22 at 16.53.57Estudante de graduação em Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR), aluna de Iniciação Científica em Comunicação Eleitoral e bolsista em um projeto sobre desinformação e descrença na ciência. Possui interesse nas áreas de opinião pública, campanhas políticas em redes sociais e estudos de gênero.

Letícia Karoline

Letícia KarolineFormada em Produção de Áudio e Vídeo pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua de forma interdisciplinar como voluntária em projetos acadêmicos e é bolsista em um projeto de pesquisa. Possui interesse nas áreas de políticas públicas, gênero e representatividade de minorias no cenário político.

Letícia Silva

Letícia foto cekEstudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Paraná e já realizou mobilidade acadêmica na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). É bolsista de Iniciação Científica no projeto Comunicação e Política: A Gramática do Discurso Político Eleitoral, orientado pelo Professor Dr. Ary Azevedo. Tem interesse em campanhas eleitorais, em especial no HGPE, e em direção de arte.

Matheus Fenelon

Estudante de graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aluno do projeto de Iniciação Científica em Comunicação Eleitoral (CEL). Possui experiência com produção audiovisual e criação de posts para redes sociais.

Otávio de Oliveira

Otávio de OliveiraGraduando em Comunicação Social – Rádio, TV e Internet, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve pesquisa sobre redes sociais e política. É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pelo CNPQ com pesquisa sobre “O uso do Twitter para disputas narrativas em torno da Covid-19 pelo presidente do Brasil”. Fez parte do Observatório de Mídias de conteúdos informativos sobre a Covid-19, na UFPE. Atualmente , faz parte do grupo de pesquisa COPS ( Comunicação ,Política e Sociedade) da Universidade Federal do Maranhão.

Sara Reis Cordeiro

Sara Cordeiro MinibioEstudante de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participa de projetos de pesquisa e extensão, na área de educação e interdisciplinares. Tem experiência com fotografia, audiovisual e direção de arte. Seus interesses são nas áreas de políticas públicas e partipação de mulheres, negras e negros na política.

Colaboradores


Edgar Esquivel Solis

edgar

Dr. en sociología. Profesor-investigador Titular de la UAM-Cuajimalpa, Ciudad de México. Líder del grupo de Investigación Comunicación Política – UAM-Cuajimalpa. Comunicólogo por la UAM- Xochimilco. Ha colaborado en diversas Instituciones como El Colegio Mexiquense A.C.; el ITESM-CEM; la FES-Acatlán/UNAM y la FLACSO. Sus líneas de investigación son: la participación ciudadana, sociedad civil, los movimientos sociales y la comunicación.

Luiz Ademir de Oliveira

luiz

É Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Adjunto III do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, atua como docente, pesquisador do curso de Comunicação Social – Jornalismo, além de integrar o Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em seu pós-doutorado, em curso no âmbito do PPGCOM/UFJF, desenvolveu a pesquisa “A disputa eleitoral de 2014: as estratégias midiáticas e políticas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e nas fanpages dos candidatos sob a ótica da narrativa transmidiática”.