Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Equipe

Luciana Panke

lucianaPós-doutorado em Comunicação Política na Universidade Autônoma Metropolitana (UAM- México). Doutora em Ciências da Comunicação (USP); Professora da Universidade Federal do Paraná na graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Líder do grupo de Pesquisa “Comunicação Eleitoral”. Autora, entre outros, dos livros “Lula do sindicalismo à reeleição, um caso de comunicação, política e discurso” (2010), Campañas electorales para mujeres, retos y tendencias (2015) e “Lula del sindicalismo a reelección, un caso de comunicación, política y discurso social” (2015).

Emerson Urizzi Cervi

emersonProfessor do Departamento de Ciência Política e Sociologia, do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro- IUPERJ, mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa .

Edgar Esquivel Solis
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Dr. en sociología. Profesor-investigador Titular de la UAM-Cuajimalpa, Ciudad de México. Líder del grupo de Investigación Comunicación Política – UAM-Cuajimalpa. Comunicólogo por la UAM- Xochimilco. Ha colaborado en diversas Instituciones como El Colegio Mexiquense A.C.; el ITESM-CEM; la FES-Acatlán/UNAM y la FLACSO. Sus líneas de investigación son: la participación ciudadana, sociedad civil, los movimientos sociales y la comunicación.

Ary Azevedo

Jr LattesPós-doutor em Comunicação (ECA/USP), Doutor em Multimeios (IAR/Unicamp), Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e Bacharel em Publicidade e Propaganda (ECA/USP).  Membro da Associação Internacional  de Investigadores em Branding, Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade e Red Latinoamericana de Investigadores en Publicidad (Relaip). Professor Adjunto do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Email: prof.ary.azevedo@uol.com.br

Sérgio Trein

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Publicitário. Pós-Doutorando em Comunicação pela ECA/USP. Doutor em Comunicação Sociopolítica pela PUCRS (2010) e Mestre pela PUCRS (2004). Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), no Rio Grande do Sul. Pesquisador em Comunicação e Propaganda Política. Autor do livro “Comunicação Política no Espaço Urbano” e de capítulos em 10 livros, publicados no Brasil e em Portugal. Áreas de pesquisa: criação publicitária, propaganda política, comunicação política, comunicação governamental, comunicação pública. Atualmente, pesquisa a relação da publicidade externa com a paisagem urbana, utilizando ferramentas de neurociência como metodologia. Como base teórica, são empregados conceitos como o rastreamento ocular, atração e distração, atenção visual, inércia atencional, processos de memorização. Em especial, aplicados na publicidade externa veiculada pelas prefeituras, governos estaduais e federal através de outdoors e placas de obras.

Luiz Ademir de Oliveira

luizÉ Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Adjunto III do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, atua como docente, pesquisador do curso de Comunicação Social – Jornalismo, além de integrar o Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em seu pós-doutorado, em curso no âmbito do PPGCOM/UFJF, desenvolve a pesquisa “A disputa eleitoral de 2014: as estratégias midiáticas e políticas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e nas fanpages dos candidatos sob a ótica da narrativa transmidiática”.

Rose Mara Vidal de Souza

Doutora eIMG_20160616_163711m Comunicação Social (UMESP); MBA em Marketing Político, Jornalista, Professora da Faculdade Estácio de Sá Vitória -ES na graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Jornalismo). Membro do grupo de Pesquisa “Comunicação Eleitoral”. Pesquisadora do RENOI (Rede de Observatórios de Imprensa) e JITA /UFES. Autora, entre outros, dos livros “Propaganda Política e Cinema de Resistência” (2013) e “Teorias da Comunicação: Corrente de pensamento e metodologia de Ensino” (2014).

Josemari Poerschke de Quevedo

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Jornalista, doutoranda na linha de Regulação, Tecnologia e Sociedade (TRS) no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR. Doutorado sanduíche (2016-2017) na Universidade de Coimbra (Portugal), no Centro de Estudos Sociais (CES). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) com dissertação sobre debate público na área de Comunicação e Política. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFRGS. Experiência profissional em jornalismo impresso e digital e assessoria de imprensa. Tem como interesses de pesquisa estudos na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Políticas de C&T; Política Governamental e Pós-Eleitoral; e as interfaces da Comunicação e da Política; Assessoria de Comunicação e Jornalismo. Email: josemari.quevedo@gmail.com

Lucas Gandin

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Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Comunicação pela UFPR (2012), graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (2005) e em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas pela UFPR (2008). Doutorado sanduíche (2017) na Inglaterra. Tem experiência na área de Comunicação e Política, com ênfase em Análise do Discurso, em Fotografia, Diagramação e Comunicação Organizacional. Atualmente desenvolve pesquisa sobre discurso político governamental. Possui interesse em estudos nas áreas de imagem politica e ethos, mito e mitologias políticas e representações socioidentitárias no discurso político. E-mail: lucaswlk@yahoo.com.br

Vagner Dalbosco

vagnerMestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Gestão da Informação. Graduado em Comunicação Social – Bacharelado em Jornalismo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atua profissionalmente na área de Comunicação desde 2001, com passagens por veículos de comunicação, agências de publicidade e propaganda e assessorias de comunicação, entre as quais na Câmara dos Deputados (Brasília) e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Florianópolis). Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), atuando na graduação, pós-graduação, projetos de pesquisa e gestão. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Comunicação, trabalhando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional; comunicação pública; comunicação política; políticas de comunicação e informação; planejamento de comunicação; jornalismo político; propaganda política; e mídia regional. Presta consultoria nas áreas de comunicação organizacional, pública e marketing político.

Ricardo Tesseroli

TesseroliMestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Especialista em Comunicação, Política e Atores Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010), Especialista em Comunicação Politica e Imagem pela Universidade Federal do Paraná (2013). Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2005). Depois de responder pelas Assessorias de Imprensa da Casa Civil do Paraná, da Secretaria de Governo e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano é Gerente de Relações Institucionais da Agência Reguladora do Paraná.

Gabriel Bozza

servletrecuperafoto (1)Professor Colaborador (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil). Doutorando em Ciência Política na UFPR. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com ênfase em comunicação política e eleitoral. Estudos na área de comunicação política e eleitoral, marketing político e eleitoral. Entender o uso das ferramentas de comunicação na construção da identidade de candidatos e de partidos políticos. Estudo do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) no rádio e TV. Estudioso na área de mobilização e movimentos emocionais na articulação com o cenário eleitoral. Autor da dissertação”O uso de redes sociais digitais como processo comunicativo pelo movimento emocional mexicano #YoSoy132 no confronto político durante o período (pós-)eleitoral em 2013.

Jeferson Thauny

jefersonPossui Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2014) e graduação em Publicidade e Propaganda pela UTP/PR (2004). Diretor de Formação e Aprimoramento Profissional do Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná (GPA/PR) e Coordenador da Célula Coletivo Experimental (PUCPR), atua ainda como consultor e professor de especialização, MBA e graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e na Universidade Tuiuti do Paraná. Acumula experiência de 14 anos em departamentos de MKT e agências de Publicidade, MKT de Guerrilha e Promoção em Curitiba e São Paulo, tendo desenvolvido projetos promocionais para clientes como Petrobras, TIM, Gillette do Brasil, Prefeitura de Curitiba, Coca-Cola, Bosch, Grupo Positivo e Medial Saúde, principalmente no cargo de gerente de projetos promocionais na Master Comunicação.

Fernando Castro

11705264_10153380405310638_6868575092041718062_nMestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com pesquisa na área de comunicação eleitoral. Jornalista do portal de notícias G1. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo (UP). Pesquisa a produção de conteúdo de campanhas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) em televisão. Autor da dissertação: As manifestações brasileiras de 2013 sob a ótica do HGPE dos candidatos a presidente do Brasil em 2014.

Ricardo Philippi

R.PMestre em Comunicação Social pela UFPR dentro da linha Comunicação, Política e Atores Coletivos, desenvolvendo atualmente pesquisa sobre a espetacularização política sob orientação da Dr.ª Luciana Panke. Possui graduação em Relações Públicas (UFPR) e Bacharelado em Artes Cênicas (UNESPAR). É também voluntário na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFPR, atuando principalmente na assessoria de comunicação de empreendimentos incubados. Além disso atua como microempreendedor individual na área de produção cultural. Tem larga experiência em várias funções teatrais/cinema e na área de Comunicação Popular, principalmente nos seguintes temas: comunicação estratégica, produção de projetos e na representação/direção cênica. Email: ricardo_philippi@hotmail.com

Alice Lima

fotoJornalista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Comunicação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desenvolve pesquisas na área de comunicação política, com foco em gênero e campanhas eleitorais. Sob a orientação da professora doutora Luciana Panke, atualmente pesquisa as estratégias eleitorais de candidatas à presidência do Brasil expostas no HGPE, a partir de tipologias criadas por Panke (2015) para análise de campanhas femininas.

Suelen Homrich

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Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa em Comunicação, Política e Atores coletivos, onde estudou comunicação política partidária. Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Faculdade União Dinâmica das Cataratas, especialização em Comunicação Audiovisual pela PUC – PR e em Sociologia Política pela UFPR.  Linhas de pesquisa: Comunicação política, marketing político, propaganda política e comunicação estratégica.

Pedro Chapaval Pimentel

PCPMestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos. Especialista em Relações Internacionais e Diplomacia pelo Centro Universitário Curitiba (2015), bacharel em Administração pela FAE Centro Universitário (2012) e em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela UFPR (2009). Possui interesse nos discursos brasileiros em organizações internacionais.

Bruno Washington Nichols

Cientista DSCF1582 (2)Social com bacharelado em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (2015). Integrante desde 2013 do grupo em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP-UFPR) e atualmente é integrante do grupo Comunicação Eleitoral (CEL-UFPR). Mestre no curso de Pós-Graduação em Comunicação pela UFPR (2016) na linha de pesquisa em Comunicação, Política e Atores Coletivos. Sua ênfase está no estudo em comunicação política e opinião pública em televisão e nas redes sociais digitais.

Adriana Cedillo

13444464_10153802017728845_1993798042_nMestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2016) da linha Comunicação, Política e Atores Coletivos. Graduada em Ciências da Comunicação com área de ênfase em Comunicação Política pela Universidad Nacional Autónoma de México (2009). Tem experiência em jornalismo, docência, comunicação interna/externa e assessoria de imprensa em ONG’s.  Atualmente desenvolve pesquisa em análise do discurso da mídia e em comunicação eleitoral. E-mail adriana.cedillo86@gmail.com

Angieli Maros

CEL - EquipeJornalista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFPR, na linha de Comunicação e Política. Na dissertação, trabalha a imagem da América Latina nos jornais brasileiros, sob orientação da Prof. Dra. Luciana Panke. Tem experiência como repórtes, profissão em que atua desde 2012, e interesse em temas voltados para a interface comunicação, política e América Latina.

Vitor Matheus Beira Machado

foto1Estudante da graduação em Comunicação Social (habilitação: Relações Públicas) na Universidade Federal do Paraná. Participa da Iniciação Científica no grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral. Possui interesse  em no estudo de questões de gênero na comunicação eleitoral.

Daiane Alícia Lohse

Daiane-01Estudante da graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Paraná. Interessada por questões de gênero, comunicação e política.

Érica Cristina Verderio Bianco

éricaMestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFPR, na linha de Comunicação e Política. Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Atualmente, pesquisa mitos políticos e sua relação com a construção da identidade de candidatos a cargos majoritários. Trabalha na área de Assessoria de Imprensa no serviço público desde 2006.