Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Equipe

Luciana Panke

luciana

Pós-doutorado na linha de Comunicação Política – Universidad Autónoma Metropolitana – sede Cuajimalpa (UAM-México), com pesquisa sobre propaganda eleitoral de mulheres na América Latina – bolsista Capes. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2016,eleita uma das 12 mulheres mais influentes da comunicação política pela The Washington Academy of Political Arts & Sciences (EUA). Integrante Comité de Apoyo a Mujeres Líderes, FCD-Espanha. Professora Associada III da Universidade Federal do Paraná na graduação (Publicidade e Propaganda) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Atualmente coordena o curso de Publicidade e Propaganda. Pesquisadora de comunicação política, atua na linha de pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos, orientando mestrado e doutorado. Fundadora e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL) e autora dos livros “Lula do sindicalismo à reeleição”, “Campanhas Eleitorais para Mulheres: Desafios e Tendências” e “Criação Publicitária em Rádio”.

Aryovaldo de Castro Azevedo Junior

luciana

Pós-Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2017), Doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1999) e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1992). Professor Associado do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Integra os grupos de pesquisa Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade (ECCOS/UFPR) e Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), Red Latinoamericana de Investigadores em Publicidad (Relaip) e Associação Internacional de Investigadores em Branding (Observatório de Marcas). Organizador dos livros Brasil: uma marca em construção (2012),  Eleições 2016: análise do HGPE em capitais brasileiras (2017), Reflexões sobre mídia e consumo (2018) e As eleições estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV (2019).

Mário Messagi Júnior

luciana

Professor do Departamento de Comunicação da UFPR desde 1997, é mestre em Letras/Lingüística pela UFPR e doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Defendeu tese de doutoramento em 2009, sobre linguagem e história da imprensa no Brasil.

 

Ricardo Germano Tesseroli 

luciana

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UFPR, na linha de pesquisa de Comunicação Política. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral. Professor substituto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2018 e 2020. Mestre em Comunicação pela  Federal do Paraná (2015). Especialista em Comunicação, Política e Atores Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010), Especialista em Comunicação Politica e Imagem pela Universidade Federal do Paraná (2013). Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2005). Organizador dos livros: O Brasil vai às urnas: as campanhas eleitorais para presidente na TV e internet (2019) e As Eleições Estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV (2019). Entre 2011 e 2018 foi responsável pelas Assessorias de Imprensa da Casa Civil do Paraná, da Secretaria de Governo e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e da Agência Reguladora do Paraná. Tem experiência em Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Jornalismo Político, Comunicação Visual, Teorias da Comunicação e do Jornalismo, Metodologia de Pesquisa, Fotojornalismo, Comunicação Politica, Comunicação Pública, Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing Político e Eleitoral).

Pedro Chapaval Pimentel

luciana

Professor substituto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorando em Administração (Estratégia de Marketing) pelo PPGADM-UFPR e mestre em Comunicação (Comunicação Política) pelo PPGCOM-UFPR. Pesquisador pelos Grupos de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL-UFPR) e Estratégias de Marketing (PPGADM-UFPR). Interesses de pesquisa: comunicação política internacional e ativismo de marcas.

Debora Cristina Alves da Cunha Milla

luciana

Mestranda na linha de Comunicação e Política no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, com bolsa Capes. Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UTP. Integrante do grupo de pesquisa de Comunicação Eleitoral da UFPR. Experiência profissional em produção de figurino, audiovisual, de fotografia e na área comercial. Possui interesse em estudos nas áreas de comunicação, marketing, política, religião, representações, comportamento, gênero e interseccionalidade.

Ramon Fernandes Lourenço

luciana

Graduado em Comunicação Social: Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina  e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Ciência da Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, Cultura e Novas Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, comunicação, cibercultura, redes sociais e teoria ator-rede. Atualmente é Secretário de Comunicação Social da Universidade Federal da Integração Latino-americana.

Mateus da Cunha Santos

luciana

Possui Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (2011) e Mestrado em Comunicação (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2011, foi Vencedor Regional da XVIII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM), do evento Intercom Sul, na categoria “Publicidade digital/virtual avulsa”. Entre 2016 e 2017, participou do Grupo de pesquisa Comunicação e Política (UFSM), coordenado pela Profª Dr.ª Rejane de Oliveira Pozobon. Desde 2018 é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional (UFSM), coordenado pelas docentes Dr.ª Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello e Dr.ª Maria Ivete Trevisan Fossá. Em 2020, passou a integrar também o corpo de pesquisadores do Grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral (UFPR), coordenado pela Profª Drª Luciana Panke. Tem interesse na área de Comunicação Política, com ênfase em estratégias discursivas acionadas em campanhas eleitorais.

Bruno Washington Nichols

luciana

Bacharel em Ciências Sociais – Linha: Ciência Política (UFPR – 2016). Mestre em Comunicação Social na linha de Comunicação Política (UFPR – 2018). Doutorando em Ciência Política (UFPR – 2019). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunicação Política e Opinião Pública (2013 – 2018), Grupo Comunicação Eleitoral (2016 – Atualmente) e Grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política (2018 – atualmente).

Erica Cristina Verderio Bianca

luciana

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2019),é integrante do grupo de pesquisa CEL (Comunicação Eleitoral) da mesma Instituição. É graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). É servidora da Defensoria Pública da União desde 2010, onde trabalha com Assessoria de Comunicação Governamental. interessa-se pelos estudos em Comunicação Política.

Vivian Oliveira Lemos dos Santos

luciana

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná, mestra em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Comunicação Online e Marketing Digital pela Universidade Tuiuti do Paraná, graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário da Cidade (2003). Atualmente é professora do curso de Publicidade e Propaganda da Unisociesc- Curitiba. Atuou como Analista de Conteúdo Sênior da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, principalmente nos seguintes temas: marketing digital e nicho, interatividade, educação, comunicação, direitos humanos. Possui experiência em Comunicação Corporativa, edição e produção de matérias jornalísticas, produção e gestão de conteúdo para canais online e offline, Assessoria de Imprensa, produção de eventos. Coordenou a produção da revista Vida Universitária, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além dos canais online Planeta PUC e Vida Universitária da mesma instituição.

Aurélio Munhoz

luciana

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1995) e em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1991). É especialista em Sociologia Política pela UFPR e em Comunicação Organizacional pela FAE Business School Atualmente, é assessor de Comunicação da Associação dos Municípios do Paraná e assessor de Relações Governamentais do Hospital Pequeno Príncipe. Tem 26 anos de experiência na área de Comunicação (com ênfase em Jornalismo Político e Assessoria de Imprensa) e 7 anos de atuação em assessoramento político.

Karina Lançoni Bernardi

luciana

Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004). Pós-Graduada em MBA em Gestão da Comunicação Empresarial (2011). Aluna da Especialização em Sociologia Política, da Universidade Federal do Paraná (2018). Mestranda em Comunicação, na Linha de Comunicação Política do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Jornalista com mais de 15 anos de experiência em redações de TV e Rádio.

Silvia Cunha

luciana

Mestranda na linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), certificado pela CAPES desde 2011, vinculado à linha de Pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos da UFPR. Acumula dez anos de experiência em assessoria de imprensa e produção de conteúdo.

Lucas Gandin

luciana

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2012), Graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (2005) e em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná (2008). Professor Substituto no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Comunicação e Política, com ênfase em Análise do Discurso, em Fotografia e experiência na área de Editoração, Diagramação e Comunicação Organizacional.

Ana Claudia Santano

Ana Claudia Santano sitePós-doutora na linha de direito eleitoral – Universidad Externado de Colombia. É doutora em “Estado de Derecho y Buen Gobierno” e mestre em “Democracia y Buen Gobierno” pela Universidad de Salamanca (USAL), na Espanha. Graduada em direito pela Universidade Positivo (UP), atualmente é professora e pesquisadora no programa de pós-graduação em direito no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil). É palestrante e observadora eleitoral internacional em distintos países, como EUA, El Salvador e Colômbia. Autora do livro “La Financiación de los Partidos Politicos em España” (2016) e Coordenadora Geral da organização Transparência Eleitoral Brasil.

Ricardo Philippi

luciana

Atualmente é doutorando na pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia pela linha Dramaturgia, História e Recepção, sob orientação da Dr. Paulo Henrique Alcântara, onde também integra o grupo de pesquisa DRAMATIS (Dramaturgia: mídias, teoria e crítica). Sua atual pesquisa envolve processos de mitologizações dramatúrgicas da Lava Jato.  É mestre em Comunicação Social pela UFPR na Linha de Comunicação e Política onde desenvolveu pesquisa sobre processos de espetacularização da política a partir da candidatura e eleição do palhaço Tiririca, sob orientação da Dr.ª Luciana Panke. É Bacharel em Comunicação Social (UFPR) e em Artes Cênicas (FAP). Atua interdisciplinarmente nas áreas de representação e direção cênica, crítica e teledramaturgia, produção de projetos culturais e espetacularização da política. Tem também larga experiência em várias funções cênicas como professor, ator e diretor num leque de trabalhos cinematográficos, dramatúrgicos e performáticos.

Mateus Leonardi Redivo

luciana

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo (2008); especialização em Gestão da Comunicação Organizacional pela FAE Centro Universitário (2011) e experiência contínua como Jornalista com ênfase em Terceiro Setor, Políticas Públicas Inclusivas, Mídia Digital e Tecnologia da Informação. Atualmente é Gestor de Comunicação Organizacional da Caminhos Operadora de Turismo LTDA com sede em Curitiba, PR.

Guilherme Brandão Daldin

luciana

Formado em Cinema e Audiovisual (Bacharelado) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), sócio-fundador da produtora Canteiro Audiovisual, atua na área de cinema, produção audiovisual e comunicação política.

 

Jeferson José Thauny

luciana

Doutorando e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2014), graduado em Publicidade e Propaganda pela UTP/PR (2004). Coordenador da Célula Coletivo Experimental (PUCPR), atua como consultor e professor de especialização, MBA e graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Faculdade Dinâmica das Cataratas e Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Ainda em 2016/17 ocupou o cargo de Diretor de Formação e Aprimoramento Profissional do Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná (GPA/PR).  Acumula know-how de 18 anos entre ensino e prática nas áreas inerentes à comunicação e marketing, concluindo experiências mercadológica em departamentos de MKT e agências de Publicidade, MKT de Guerrilha e Promoção em Curitiba e São Paulo, tendo desenvolvido projetos promocionais para clientes como Petrobras, TIM, Gillette do Brasil, Prefeitura de Curitiba, Coca-Cola, Bosch, Grupo Positivo e Medial Saúde, principalmente no cargo de gerente de projetos promocionais na Master Comunicação. Seu último cargo ocupado no mercado foi de Vice-presidente de Marketing no Paraná Clube. Pesquisa evoluções de mercado, tendo como foco principal o processo de planejamento de campanhas publicitárias, principalmente sob o viés do marketing de relacionamento.

Carolaine Formanchevis Borges

luciana

Estudante de graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participa do projeto de pesquisa ‘Comunicação e política: a Gramática do Discurso Político e Eleitoral’, orientado pela Professora Dra Luciana Panke.

 

Adele Desirée Brandino dos Santos

luciana

Estudante de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente com audiovisual e fotografia.

 

 

Vitor Matheus Beira Machado

luciana

Estudante da graduação em Comunicação Social (habilitação: Relações Públicas) na Universidade Federal do Paraná. Participa da Iniciação Científica no grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral. Possui interesse  em no estudo de questões de gênero na comunicação eleitoral.

 

 

Bruno Branco

Bruno Branco foto CelEstudante de graduação em Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Ciência de Dados na Universidade Positivo (UP). Possui interesse nos estudos de análise de discurso e narrativas, opinião pública e comunicação eleitoral. Participa do projeto de pesquisa “Comunicação e política: a Gramática do Discurso Político e Eleitoral”, orientado pelo Professor Dr Ary Azevedo.

 

Ludi Evelin Moreira

ludi foto celGraduanda em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aluna do projeto de Iniciação Científica em Comunicação Eleitoral. Possui interesse no estudo da participação feminina na política, análise de discursos progressistas e produção de conteúdo jornalístico para web. Participa do projeto de pesquisa “Comunicação e Política: a Gramática do Discurso Político e Eleitoral” das eleições municipais (2020), orientada pela prof Dra. Luciana Panke.

Gabriela dos Santos Gorges

Gabi CelEstudante de graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aluna do projeto projeto de Iniciação Científica em Comunicação Eleitoral. Possui interesse na área dos estudos de opinião pública, políticas sociais, luta feminista e representatividade de minorias na política. Participa do projeto de pesquisa “Comunicação e política: a Gramática do Discurso Político e Eleitoral”, orientado pelo Professor Dr Ary Azevedo.

 

Gabriel Tassi Lara

Tassi foto CelEstudante de graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aluno do projeto de Iniciação Científica em Comunicação Eleitoral. Tem interesse nos estudos de comunicação partidária e participação feminina na política.  Participa do projeto “Comunicação e Política: a Gramática do Discurso Político e Eleitoral” das eleições municipais (2020), orientado pela Professora Dra Luciana Panke.

 

 

Letícia Silva

Letícia foto cekEstudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Paraná e já realizou mobilidade acadêmica na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). É bolsista de Iniciação Científica no projeto Comunicação e Política: A Gramática do Discurso Político Eleitoral, orientado pelo Professor Dr. Ary Azevedo. Tem interesse em campanhas eleitorais, em especial no HGPE, e em direção de arte.

Colaboradores


Sérgio Trein

Sergio Trein (2)

Publicitário. Pós-Doutorando em Comunicação pela ECA/USP. Doutor em Comunicação Sociopolítica pela PUCRS (2010) e Mestre pela PUCRS (2004). Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), no Rio Grande do Sul. Pesquisador em Comunicação e Propaganda Política. Autor do livro “Comunicação Política no Espaço Urbano” e de capítulos em 10 livros, publicados no Brasil e em Portugal. Áreas de pesquisa: criação publicitária, propaganda política, comunicação política, comunicação governamental, comunicação pública. Atualmente, pesquisa a relação da publicidade externa com a paisagem urbana, utilizando ferramentas de neurociência como metodologia. Como base teórica, são empregados conceitos como o rastreamento ocular, atração e distração, atenção visual, inércia atencional, processos de memorização. Em especial, aplicados na publicidade externa veiculada pelas prefeituras, governos estaduais e federal através de outdoors e placas de obras.

Edgar Esquivel Solis

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Dr. en sociología. Profesor-investigador Titular de la UAM-Cuajimalpa, Ciudad de México. Líder del grupo de Investigación Comunicación Política – UAM-Cuajimalpa. Comunicólogo por la UAM- Xochimilco. Ha colaborado en diversas Instituciones como El Colegio Mexiquense A.C.; el ITESM-CEM; la FES-Acatlán/UNAM y la FLACSO. Sus líneas de investigación son: la participación ciudadana, sociedad civil, los movimientos sociales y la comunicación.

Luiz Ademir de Oliveira

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É Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Adjunto III do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, atua como docente, pesquisador do curso de Comunicação Social – Jornalismo, além de integrar o Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em seu pós-doutorado, em curso no âmbito do PPGCOM/UFJF, desenvolve a pesquisa “A disputa eleitoral de 2014: as estratégias midiáticas e políticas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e nas fanpages dos candidatos sob a ótica da narrativa transmidiática”.

Rose Mara Vidal de Souza

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Doutora em Comunicação Social (UMESP); MBA em Marketing Político, Jornalista, Professora da Faculdade Estácio de Sá Vitória -ES na graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Jornalismo). Membro do grupo de Pesquisa “Comunicação Eleitoral”. Pesquisadora do RENOI (Rede de Observatórios de Imprensa) e JITA /UFES. Autora, entre outros, dos livros “Propaganda Política e Cinema de Resistência” (2013) e “Teorias da Comunicação: Corrente de pensamento e metodologia de Ensino” (2014).

 Vagner Dalbosco

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Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Gestão da Informação. Graduado em Comunicação Social – Bacharelado em Jornalismo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atua profissionalmente na área de Comunicação desde 2001, com passagens por veículos de comunicação, agências de publicidade e propaganda e assessorias de comunicação, entre as quais na Câmara dos Deputados (Brasília) e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Florianópolis). Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), atuando na graduação, pós-graduação, projetos de pesquisa e gestão. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Comunicação, trabalhando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional; comunicação pública; comunicação política; políticas de comunicação e informação; planejamento de comunicação; jornalismo político; propaganda política; e mídia regional. Presta consultoria nas áreas de comunicação organizacional, pública e marketing político.