Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Publicações

SAIBA MAIS

Metodologias

SAIBA MAIS

Equipe CEL

SAIBA MAIS

Estamos em 2020: 4 anos do impeachmen...

brasil-aprovacao-impeachment-dilma-rousseff-camara-dos-deputados-copy
  Por Annie Martins [1]    31 de Agosto de 2016. Quarta-feira. Anúncio do impeachment da então presidenta do Brasil Dilma Rousseff. Estamos em 2020. Quatro (04) anos da retirada do cargo da primeira presidenta mulher do Brasil, em 520 anos de descoberta colonizadora realizada pelos europeus. Trata-se de um dado significativo, uma ve [...]

Grupo de pesquisa “Comunicação ...

banner libro campañas electorales2
Já está disponível para download a primeira edição do livro “Campañas Electorales Y Comunicación Política: De la Gestión Estratégica al Posicionamiento Mediático”, resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Investigación Comunicación Institucional y Política, da Univesidad Autónoma Metropolitana (UAM), em Cuajimalpa, no México. O e-book [...]

E o Coro Trágico entoa: “Ai de nós! P...

wFs9zkdWVrLkDwoKte3kD8oo
  Por Ricardo Philippi [1]    Se os antigos gregos tivessem a tal da internet, talvez eles não teriam concebido o teatro trágico, mas criado as redes sociais. Afinal o espetáculo seria o mesmo, do mesmo modo trágico, onde diríamos em uníssono: “Aí de nós, presidente! Por que o elegemos?”. Sei que parece meio confusa esta afirmação, [...]

A espetacularização da política e a s...

Sem título333
Por Aryovaldo Azevedo Junior [1], Erica Bianco [2] e Ramon Lourenço [3]   As instituições federais de ensino superior são foco da agenda do governo federal desde os primeiros dias de 2019. Ao acompanhar a cobertura das grandes pautas que envolvem essas instituições fica evidente as principais linhas argumentativas que são construídas por [...]

Última semana de inscrições para o pr...

logo-cel (1)
  Estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 20 de agosto, as inscrições e envio dos projeto de pesquisa para o processo seletivo de admissão no programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) – Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal do Paraná, campus Curitiba, para o ingresso no primeiro semestre 2021.   As inscri [...]

Afinal, o que é mais importante: o co...

222 - Copia
Reflexão em tempos de negacionismo, cloroquina e “conspiração chinesa”   Por Mateus Cunha [1]    Em virtude dos recentes acontecimentos provocados pela pandemia de COVID-19, muitas pessoas têm depositado sua confiança em crenças populares e teorias conspiratórias, mas a questão é: afinal, o que é mais importante? O conhecimento ou a [...]

Poder, eleições e síndrome da “mosca ...

mosca-varejeira
Por Luciana Panke [1]    Períodos eleitorais são bastante curiosos. Há uma mistura de agilidade com esquecimento na gestão do espaço público. Parece que prioridades mudam, tensões aumentam e aquela mosquinha azul (BETTO, 2006) do poder ronda mais do que nunca. Em um momento sui generis, como o atual, o contexto pandêmico afeta diretament [...]

De gripe em gripe… as conspiraç...

pyramid-one-dollar-bill-6407528
Por Pedro Chapaval Pimentel [1] e Vitor Matheus Beira Machado [2]   The cow-pock (1802), por James Gillray. Logo após ser diagnosticado com câncer em 2011, Hugo Chávez ventilou a existência de uma “tecnologia americana para induzir ao câncer”. E, por mais paradoxal que seja, mais recentemente, Jair Bolsonaro disse estar convencido de que [...]

Luciana Panke, líder do CEL, apresent...

campanas electorales para mujeres 2507
No próximo sábado, 25/07, a professora doutora e líder do CEL, Luciana Panke, irá falar sobre seu livro “Campanhas eleitorais para mulheres – desafios e tendências” no ciclo de apresentações do Instituto de Comunicación Política A.C. Com versões para Brasil, México e Argentina, esse livro se tornou uma referência. O bate-pap [...]

Membros do CEL participam do livro “F...

Capa do livro "Fakecracia".
Créditos da imagem: Amazon Kindle
    Capa do livro “Fakecracia”.Créditos da imagem: Amazon Kindle As chamadas fake news – ou falsas notícias, quando traduzido para o português – não são um fenômeno restrito a dicotomia política esquerda-direita. Essas falsas informações, publicadas com a linguagem e a estética da verdade, recheadas de sensac [...]

## Ultraje, “tretas” e polarização

csm_bolsonaro_desafio_do_leite_389c1395cb
Por Fabiane Lima [1] O Jornalismo, em conteúdo e ação, é influenciador e influenciado pelas discussões na opinião pública. Essa relação de interdependência é importante não só pelo seu papel na legitimação do poder, mas como uma das vias mais interessantes de investigação na Comunicação (PETERSEN, 2019). Na recente crise política, o conteúdo [...]

Evento online debate o livro “F...

fakecracia
A Asociación Latinoamericana de Investigadores em Campañas Electorales convida para uma conversa sobre o livro Fakecracia, organizado por Omar Rincon e Matias Ponce, que está sendo lançado em diversos países. A obra apresenta estudos realizados em toda a América Latina sobre a temática das Fake News. O evento online contará com a presença dos [...]