Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Comunicação Partidária

partidos

A comunicação partidária é focada na difusão do posicionamento e das propostas defendidas pelo partido político, com o intuito de gerar relacionamento com os cidadãos.

O objetivo é que se cultive identificação e resulte, no período eleitoral, além do voto em si, também na difusão da ideologia partidária. As ações dos partidos também visam a construção da base de apoio dos militantes políticos.

O CEL estuda as variáveis que compõem a comunicação partidária e desenvolve análises de cenários, propostas e ações que retratam a comunicação marcaria de partidos políticos e  busca identificar a construção de identidade de marca partidária pelo uso de ferramentas de comunicação de marketing.

Publicações: 

– As aparências enganam: heurísticas, estereótipos e espetacularização no processo de visibilidade midiática. Aryovaldo Azevedo Junior. Revista LIINC em Revista. V. 17, n. 1. 2021.

– Uma análise desde o ponto de vista econômico da legislação referente ao financiamento da política no Brasil. Ana Claudia Santano . Artigo publicado na Revista Direito Público. (v. 17, p. 229-262). 2020.

– Debate da unificação das eleições: a ‘carona’ na crise da Covid-19 em ano eleitoral. Ana Claudia Santano. Artigo publicado na Revista Populus. (v. 1, p. 13 – 26). 2020.

Partidos tíbios, caciques fortes e pressão pública via redes sociais. Aryovaldo de Castro Azevedo Junior. Capítulo do livro O Brasil vai às Urnas – As Campanhas para Presidente na TV e Internet. Editora Syntagma. (p. 108-126). 2019.

Los Hinchas en La Política. Luciana Panke. Texto publicado na revista Más Poder Local (v. 38, p. 14- 15). 2019.

Marcas partidárias e a onda neoconservadora brasileira. Erica Bianco e Ana Carolina Caldas. Trabalho apresentado no Congresso da  Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política – Compolítica, 2019.

A construção de marcas de partidos políticos – Aryovaldo de Castro Azevedo Júnior (UFPR) e Luciana Panke (UFPR). Trabalho apresentado durante o IV Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias de Campanha da  Associação Latino-americana de Investigadores de Campanhas Eleitorais (Alice).

A mística cristã e a política mundana. AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; BOZZA, G. ; CASTRO, F.  BrandTrends Journal, v. 09, p. 170-186, 2015.

Brasil: uma marca em construção. AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro (org); 1. ed. São Paulo: Parágrafo Comunicação, 2012.

Análise do uso dos meios de comunicação tradicionais por candidatos a prefeito em Natal/RN. AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; LIMA, A. M. L. ; SILVA, P. R. F.  In: Luciana Panke; Emerson Cervi. (Org.). Eleições nas capitais brasileiras em 2012. 1ed.Curitiba: Independente, 2013, v. 1, p. 127-148.

Publicidade, Propaganda e Política . AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; CAIM, F. V.. In: XIV Congresso Ibero-americano de Comunicação (IBERCOM 2015), 2015, São Paulo. Anais do XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015 : comunicação, cultura e mídias sociais. São Paulo: AssIbercom, 2015. v. 1. p. 7128-7139.

Imagem e Política: o Instagram na corrida ao planalto em 2014. AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; LIMA, A. M. L. In: VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica 2015), 2015, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica 2015). Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2015. v. 1. p. 20-40.

Mito e Política: o uso das mídias sociais na construção das identidades dos candidatos à presidência da república em 2014. CAMARGO, H. W. ; AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro . In: 4º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2014, São Paulo. Anais do 4º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2014. v. 1. p. 1-15.

– Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja – a bancada evangélica e a imposição da moral cristã em projetos de lei em trâmite no Congresso – Lucas Gandin e Taiana Loise Bubniak

– A opinião pública preguiçosa: implicações de um novo comportamento na propaganda política – Sérgio Trein. E-book do IV Propesq PP.

– Dinheiro, profissão e partido nas eleições legislativas. CERVI, EMERSON URIZZI; COSTA, Luiz Domingos ; CODADO, Adriano Nervo; PERISSINOTTO, RENATO. In: Codato, Adriano; Costa, Luiz Domingos; Massimo, Lucas. (Org.) – 2015. Retratos da Classe Política Brasileira: estudos de ciência política. 1ed. Novas Edições Acadêmicas: Saarsbrücken, v. 1, p. 144-169.